
A manhã deste domingo (25) foi de muito sol, areia e futebol na Arena de Esportes do Verão Maior Paraná em Matinhos, no Litoral. Recebendo pela primeira vez uma etapa do Circuito Brasileiro de Beach Soccer, oito clubes disputaram os jogos durante três dias nas areias paranaenses, com Internacional, pelo feminino, e Avaí, pelo masculino, sagrando-se campeões da Copa Sul de futebol de areia.
A primeira final foi da chave feminina, em um jogo disputado do início ao fim entre Internacional, do Rio Grande do Sul, e Chapecoense, de Santa Catarina. Isso porque em caso de vitória do Inter, o time era automaticamente campeão, enquanto que se a Chape fechasse o jogo com vitória a decisão seria pelo saldo de gols. Com placar de 5 a 3, o time gaúcho levou a melhor na Copa Sul feminina.
A artilheira do campeonato, Helen Souza, de 26 anos, celebrou a vitória em cima das rivais. “O nosso foco era ser campeões. O time estava muito unido, como uma família, dentro e fora de campo, juntos pelo mesmo propósito. A gente saía junto, ficava junto e, graças a Deus, o principal nós conseguimos”, comemorou. “A artilharia também veio, mas com certeza não seria possível sem as meninas, com a bola chegando no pé”.
É a 1ª edição da Copa Sul com igualdade de gênero, promovendo a valorização do esporte feminino. Essa paridade, inclusive, é uma das marcas das competições no Estado, destacou o secretário estadual do Esporte e coordenador-geral do Verão Maior Paraná, Hélio Wirbiski. “Tudo o que é feito contempla as categorias masculina e feminina. Nós promovemos essa equidade de gênero para que possamos atender a todos. Fizemos o vôlei há duas semanas e foi um sucesso. Na semana passada, o futebol e agora o beach soccer”, afirmou.
“Será assim até abril. Teremos grandes eventos, com 500, 600 e até dois mil atletas. Depois vem o Carnaval com o Transparaná, a partir da Quarta-Feira de Cinzas com quase mil participantes, jipes, motos, uma verdadeira festa; o BT400 de beach tennis, que é um dos maiores do Brasil; o Interclubes, com 3 mil participantes; o Triatlo, também com 3 mil atletas, enfim, vamos até a inauguração da joia da coroa, que é a Ponte de Guaratuba”, acrescentou o secretário. “É o esporte junto com a cultura, movimentando o turismo e gerando renda”.
AVAÍ CAMPEÃO– No masculino, a final ficou entre o time paranaense Atlético Beach Soccer, que chegou invicto na competição, e o catarinense Avaí, também com 100% de aproveitamento. Em um jogo disputado, o Avaí levou a melhor, com 9 a 4 contra o adversário e tornando-se o primeiro bicampeão da competição.
No próximo fim de semana, de 30 de janeiro a 1º de fevereiro, o futebol de areia volta para Matinhos com o Brasil Open, reunindo quatro equipes na categoria masculina: Rio Branco (PR), Chapecoense (SC), Avaí (SC) e Vasco da Gama (RJ), este último destaque no cenário nacional e internacional da modalidade, sendo tetracampeão da Libertadores de Beach Soccer.
“Fechamos a Copa Sul já preparando para a próxima etapa do Circuito Brasil, que acontece na semana que vem com grandes nomes do beach soccer masculino. É uma grande do Verão Maior Paraná, fortalecendo cada vez mais essa cadeia produtiva”, ressaltou o diretor de Fomento e Promoção do Esporte da Secretaria de Estado do Esporte, Clesio Prado.
“Sempre partimos do princípio de que todas as ações do Governo do Estado são gratuitas para a população que está aqui veraneando, os turistas, todos possam participar, e esse modelo tem se mostrado vencedor, basta ver o movimento que estamos registrando nesta edição do Verão Maior Paraná, com arenas de esportes cheias e shows lotados”, acrescentou.


