
Fãs que chegaram cedo para garantir um bom lugar no show de Gusttavo Lima, neste domingo (25), em Matinhos, estão recebendo atenção especial das equipes do Governo do Paraná no Verão Maior Paraná. Isso porque admiradores do cantor que se apresenta a partir das 17h acampam na areia em frente ao palco montado pelo Estado desde sábado (24). Com temperaturas próximas dos 30 graus e muito sol, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a estrutura de segurança e saúde foi reforçada para garantir diversão com tranquilidade.
O Corpo de Bombeiros atua ao longo de todo o dia com banhos refrescantes de mangueira para aliviar o calor do público que aguarda pelo show. A ação tem feito a diferença para quem está há mais tempo no local. Sabrina Werle, de Piraquara, chegou ainda na noite de sábado com um grupo de amigos e montou barraca para passar a noite em frente ao palco. “Teve até banho de mangueira para dar uma refrescada, né? Ajudou demais. O pessoal tratou muito bem a gente. Água toda hora. Ajuda a não desidratar, passar mal, porque é muito quente, muita gente junta, refresca. Você consegue até tirar o guarda-sol e curtir mais o show também”, contou.
Além da ação dos bombeiros, guarda-vidas seguem distribuídos pela orla e equipes do Siate permanecem de prontidão para atendimentos de emergência antes, durante e após a apresentação. A Sanepar também distribui água gratuitamente em todos os shows do Verão Maior Paraná, reforçando a hidratação do público. Desde o primeiro fim de semana, 240 mil copos de água foram distribuídos. Apenas neste domingo, 72 mil copos foram entregues ao público antes da apresentação do sertanejo. “Além dos pontos de hidratação que a Sanepar tem distribuídos pelo Litoral, só na Arena do Verão Maior são três pontos com quatro bebedouros de água gelada e distribuição de squeezes. A gente também recomenda que o pessoal traga a garrafinha, porque tem água gelada disponível nos bebedouro˜, explica o gerente de relacionamento comercial da Sanepar, Eduardo Valenza.
A Sanepar deve ampliar o estoque para o próximo fim de semana, já que sobem ao palco Ana Castela, Paralamas do Sucesso, Fernandinho e a segunda atração internacional do festival, a banda de reggae Inner Circle.
Para o atendimento ao público, em Matinhos, o Governo do Paraná também disponibiliza 8 ambulâncias e um contêiner de saúde com equipes especializadas para atendimento no local. De acordo com o enfermeiro Luan Oliveira, a estrutura montada é compatível com grandes eventos. “Estamos com essa ambulância de suporte avançado, composta por um condutor socorrista, um enfermeiro e um médico. Ela é basicamente completa, com UTI, monitor, oxigênio e todo o material de suporte avançado para qualquer tipo de emergência”, disse.
Segundo ele, o planejamento leva em conta principalmente os efeitos do calor intenso. “Pela proporção do evento, a gente pensa em bastante hipotensão, bastante mal-estar por conta do calor, reação alérgica, que é um ato bem grave e precisa de uma intervenção bem rápida. Esse é o nosso ambiente para intervenção rápida”, afirmou. Ao todo, das oito ambulâncias disponíveis no evento, quatro são UTIs móveis e quatro de suporte básico.
A movimentação intensa já gerou atendimentos ao longo do dia. A estudante Maria Fernanda Nunes Siborde, de 20 anos, moradora de Matinhos, precisou de ajuda ao se aproximar da área do show. “Minha pressão abaixou. Eu tenho bastante desmaio. Comecei a vir, tinha muito tumulto, muita gente, esse sol também atrapalha um pouco. Confesso que não peguei boné, vim desprotegida”, contou. Ela destacou a rapidez do socorro. “Em 10 segundos já me atenderam, mediram a minha pressão, meus batimentos, me deram água. Foi bem sucedido. Quero me recuperar rápido para curtir o show”, disse.
Travessia de Guaratuba encerra programação da semana com recorde de participação
O secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Teixeira, ressaltou que o planejamento para grandes apresentações começou semanas antes. “Já estamos há algumas semanas nos organizando, não só para esse, como para vários outros. Esse show tem bastante gente, o horário é diferente, é um ambiente de calor, então as pessoas já estão sendo hidratadas pela Sanepar e outros órgãos de governo”, afirmou.
Ele destacou ainda o trabalho preventivo do Corpo de Bombeiros e o reforço na segurança. “Nós estamos agora com o Corpo de Bombeiros fazendo uma vaporização com água para que diminua a temperatura e todos possam usufruir com tranquilidade, com saúde, desse espetáculo que vai ser bem bacana. As seguranças também estão reforçadas aqui para garantir a ordem, para que tudo corra da melhor forma possível”, acrescentou.RECORDES- O show de Gusttavo Lima é um dos mais aguardados do Verão Maior Paraná e deve reunir um grande público, mantendo a sequência de recordes do evento. Nos dois primeiros fins de semana de apresentações em Matinhos e Pontal do Paraná, mais de um milhão de pessoas participaram da programação. O DJ Alok, que abriu a temporada de shows do Verão Maior Paraná, atraiu 338 mil pessoas em Matinhos no dia 9 de janeiro.


