A Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo de Ibaiti por meio do Programa de Incentivo à Correção do Solo, distribuiu 800 toneladas de calcário para 130 pequenos produtores rurais do município de Ibaiti.
A aquisição do calcário se deu com recursos repassados ao município pala Câmara Municipal no valor deR$118.120,00 (cento e dezoito mil e cento e vinte reais), referentes ao duodécimoque é um repasse devido pelo Poder Executivo (arrecadador dos tributos) aos outros poderes (Legislativo e Judiciário) e para alguns órgãos constitucionais. O valor repassado é calculado de acordo com a previsão da receita de arrecadação líquida para determinado ano. A entrega do calcário aconteceu nas dependências da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo.
A ação faz parte do Programa de Incentivo à Correção do Solono Município de Ibaiti criado pelo prefeito Dr. Antonely Carvalho e enviado a Câmara Municipal através de proposta de leino mês de fevereiro de 2021. O projeto do Executivo Municipal foi recebido pelo Legislativo e após aprovado nas sessões pelos vereadores e a sanção do prefeito, se tornou a Lei nº 1035/2021criando o Programa de Incentivo à Correção de Solo.
Segundo Dr. Antonely Carvalho, a criação do Programa de Incentivo à Correção de Solofomentará a atividade rural no município de Ibaiti, haja vista que possibilitará aos pequenos produtores o recebimento gratuito de calcário.
"A correção da acidez do solo é de extrema necessidade para o desempenho da atividade campesina, sendo um dos principais fatores para a elevação e otimização dos frutos",disse o prefeito em mensagem encaminhada à Câmara Municipal para a aprovação da lei. "Os benefícios gerados pela aplicação na lavoura e nas pastagens começam pela maior produtividade, o que beneficia também o consumidor, que poderá adquirir produtos melhores e de custo mais baixo",concluiu Dr. Antonely.
O Programa de Incentivo à Correção do Solofoi uma das propostas apresentadas pelo prefeito Dr. Antonely Carvalho e pelo vice-prefeito Ulisses Mingote no plano de governo durante a última campanha eleitoral.
Edição: Gilson Sarrafho/Assessoria de Comunicação




