
Um dos eventos mais aguardados da cena cultural brasileira, o Festival de Curitiba abre nesta terça-feira (10) a venda de ingressos para a sua 34ª edição, que será realizada entre 30 de março e 12 de abril. As vendas serão pelo site www.festivaldecuritiba.com.br e na bilheteria física no Shopping Mueller (Av. Cândido de Abreu, 127 - Piso L3, Centro Cívico, Curitiba).
Este ano, o Festival tem 435 atrações em sua programação, somando mais de mil apresentações, que incluem peças de grandes nomes da dramaturgia, novas experiências no palco e apresentações gratuitas em diferentes teatros, espaços culturais, ruas, praças e instituições de Curitiba e da Região Metropolitana.
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) é uma das patrocinadoras das mostras Lúcia Camargo (mostra oficial), Fringe e Interlocuções, ao lado do Governo do Paraná, Petrobras, Prefeitura de Curitiba e Fundação Cultural de Curitiba, com patrocínio de EBANX, Viaje Paraná e Copel.
Sanepar mostra no Show Rural soluções e programas sustentáveis para o agro
“A Sanepar tem compromisso com o desenvolvimento do Paraná e o acesso à cultura é fundamental para a formação de um povo. Por isso, apoiamos o Festival de Curitiba. Mais do que arte, é um evento que promove o desenvolvimento socioeconômico, fomentando a economia criativa”, destaca o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley.
ESTREIAS E ATORES ACLAMADOS– Em duas semanas, serão apresentados espetáculos teatrais premiados e aclamados pelo público, assim como estreias nacionais, dança, circo, humor, música, oficinas, shows, performances e gastronomia. “O Festival de Curitiba é um orgulho para os paranaenses, sendo um dos principais eventos teatrais da América Latina”, afirma a diretora adjunta de Comunicação e Marketing da Sanepar, Melissa Ferreira.
Estão confirmados nos palcos nomes conhecidos do público, como Malu Galli, Du Moscovis, Herson Capri, Natália do Vale e Walter Casagrande Júnior; companhias consagradas, como o Grupo Galpão, Grupo Corpo e Armazém Cia de Teatro; e diretores de renome, como Nelson Motta, Miguel Falabella, Rodrigo Portella, Inez Viana e Fernando Philbert.
Entre os locais das apresentações estão os consagrados palcos do Guaíra e Guairinha, além do Teatro José Maria dos Santos, Sesc da Esquina, Teatro Cleon Jacques, Ópera de Arame, Caixa Cultural, Teatro Paiol e Teatro Bom Jesus.
“São 34 edições celebrando o teatro, a arte e a cultura de vários cantos do país e do mundo, sempre com uma programação diversa, acessível e pensada para todas as pessoas, promovendo o mercado da economia criativa de Curitiba e região”, explica o diretor do Festival de Curitiba, Leandro Knopfholz.
TEATRO ACESSÍVEL- Como parte da programação gratuita e acessível a todos os públicos, a Mostra Fringe vai ocupar mais de 70 espaços, como teatros, praças, parques e ruas de Curitiba e Região Metropolitana, com cerca de 300 espetáculos, produzidos por 1,8 mil artistas e técnicos vindos de todo o Brasil e da Argentina, Peru, Chile e Bolívia. Também patrocinado pela Sanepar, o Interlocuções foca em ações formativas, com debates, encontros, palestras, oficinas e lançamentos de livros.
O 34º Festival de Curitiba tem, ainda, a 3ª edição da Mostra Surda de Teatro, o Guritiba - projeto permanente de formação de plateia; a 22ª edição do festival de humor Risorama; o MishMash e o Gastronomix, evento artístico e gastronômico ao ar livre.
Serviço:
34º Festival de Curitiba
Data: 30/03 a 12/04
Ingressos a partir 10/02 (terça-feira)
Venda de ingressos:: www.festivaldecuritiba.com.br ou na bilheteria do Shopping Mueller (Av. Cândido de Abreu, 127 - Centro Cívico - Piso L3, Curitiba. De segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 14h às 20h.


