
O filme “Meu Avô Stanislau”, que estreia nesta segunda-feira (2) em rede nacional, é um exemplo concreto da profissionalização do audiovisual paranaense e do papel fundamental da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) na qualificação técnica desse setor. A produção, que será exibida na TV Globo, tem direção do paranaense Guto Pasko, formado pelo Curso de Especialização em Cinema com ênfase em Produção da Unespar, e contou com a participação de vários estudantes e professores do curso de graduação em Cinema e Audiovisual e de outros cursos da instituição estadual de ensino superior.
Com locações em Prudentópolis, na região Centro-Sul do Paraná, o longa-metragem narra o reencontro entre um avô e seu neto, explorando as diferenças entre os mundos analógico e digital. A narrativa equilibra momentos de humor com uma reflexão tocante sobre memória, família e identidade, prometendo um amplo apelo emocional.
O filme é resultado de uma coprodução entre a TV Globo, a Rede Paranaense de Comunicação (RPC) e a GP7 Cinema, uma produtora de audiovisual com sede em Curitiba, que soma mais de 60 produções ao longo de 25 anos.
A equipe que atuou por trás das câmeras incluiu nove profissionais entre graduados ou em formação na Unespar, ocupando funções estratégicas como direção, produção, continuidade, arte, finalização de som, entre outras atividades. "A exibição do filme em rede nacional coloca em evidência a criatividade e a sólida competência técnica de profissionais do Paraná, reforçando a importância do investimento realizado pelo Governo do Estado em formação superior pública para o desenvolvimento econômico e cultural", afirma a reitora da Unespar, Salete Paulina Machado Sirino.
Salete reforça que a visibilidade nacional da obra evidencia a qualidade da formação universitária. "A estreia deste filme em rede nacional demonstra a força dos nossos cursos e o resultado de um trabalho contínuo, demonstrando o nosso compromisso institucional com uma educação pública de excelência e com a valorização da diversidade cultural paranaense, e projeta nossos talentos e nossa identidade para todo o Brasil", destaca.
MARCO -Para o diretor Guto Pasko, a estreia nacional é um marco que simboliza a transformação do cinema no Paraná. "A exibição deste filme em rede nacional coroa todo um processo de estruturação que passa diretamente pela educação e a presença da Unespar foi fundamental, pois muitos dos profissionais à frente e por trás das câmeras são egressos dos cursos de graduação e pós-graduação”, afirma. “Essa formação criou a base técnica e artística que hoje sustenta uma produção capaz de alcançar milhões de espectadores e consolidar nossa cadeia produtiva audiovisual".
FORMAÇÃO PROFISSIONAL– A Unespar oferece os cursos de Bacharelado em Cinema e Audiovisual, com 60 vagas anuais, e de Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo, com 20 vagas anuais, ambos no câmpus Curitiba II. Os cursos são reconhecidos por aliar teoria e prática, contribuindo para a qualificação da produção cinematográfica local e regional e para a inserção de profissionais preparados para atuar nas mais diferentes áreas e segmentos desse mercado.
O professor Alexandre Rafael Garcia, que coordena o curso de graduação em Cinema e Audiovisual, destaca a importância da profissionalização do setor. "O processos de profissionalização do cinema paranaense está ligado à educação e os cursos da Unespar cumprem esse papel, pois muitos dos profissionais que atuaram nesta produção, entre professores e alunos, passaram por uma formação estruturada que criou a base técnica e criativa, que hoje possibilita a produção de obras com alcance e qualidade para serem exibidas para milhões de pessoas", afirma.
Conheça os profissionais da Unespar que participaram da equipe de produção do filme:
Guto Pasko – Diretor e Produtor
Amarildo Martins – Diretor Assistente
Felipe Aufiero – Continuísta
Annelyse Bosa – 3ª Assistente de Direção
Emanuelle Cipriano – Controller
Pamela Brighente – 2ª Assistente de Câmera
Giovanna Heroso – Assistente de Arte
Ana Maria Martins – Coordenadora de Arte
Ulisses Galetto – Técnico de Finalização de Som
Serviço:
Filme Meu Avô Stanislau
Data: 02/02
Horário: 23h10
Onde: Rede Globo e afiliadas


