
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura do Paraná (SEEC), abriu nesta quinta-feira (29) as inscrições para a segunda edição do Edital Mobilidade Cultural , que oferece apoio financeiro para a circulação de artistas e agentes culturais paranaenses. Nesta etapa, podem ser inscritos projetos com execução entre julho e setembro de 2026. As inscrições seguem até as 19h do dia 2 de março de 2026 e devem ser feitas pelo sistema SIC.Cultura .
Confira AQUI o calendário completo das próximas etapas, organizado por trimestres.
O Mobilidade Cultural concede bolsas destinadas a custear despesas com viagens, deslocamentos e participação em eventos, ações formativas, residências artísticas, mostras e festivais, no Brasil e no Exterior. A iniciativa está alinhada aos Planos Nacional e Estadual de Cultura e prioriza a valorização da produção artístico-cultural paranaense, a descentralização de recursos e a democratização do acesso à cultura.
Teatro Guaíra recebe Danny Seraphine, pai do jazz rock, que toca pela primeira vez no Brasil
Segundo a secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, o edital é uma ferramenta estratégica para ampliar a circulação da cultura produzida no Paraná. “O Mobilidade Cultural fortalece os agentes culturais do Paraná ao possibilitar que seus trabalhos circulem, dialoguem e se conectem com outros territórios. É uma política pública que estimula o intercâmbio, a formação e a projeção da nossa produção artística no Brasil e no Exterior, respeitando a diversidade e promovendo a descentralização dos recursos”, afirma.
RECURSOS– O valor total disponibilizado para o edital é de R$ 2 milhões, distribuídos em quatro parcelas trimestrais de R$ 500 mil. A cada trimestre, será realizada uma nova seleção de projetos, respeitando a distribuição de vagas entre Capital e Interior do Estado, além dos percentuais de cotas previstos na legislação vigente.
O edital prevê a seleção de projetos em quatro categorias:
Categoria I–Economia da Cultura: apoio ao deslocamento de agentes culturais para participação em feiras, rodadas de negócios e eventos estratégicos ligados à economia da cultura, estimulando oportunidades de negócios, geração de emprego e renda.
Categoria II–Formação: apoio à participação em congressos, simpósios, seminários, oficinas e cursos presenciais de curta duração, promovendo a capacitação técnica dos profissionais da cultura. O período máximo de participação é de até seis meses.
Categoria III–Residência Artística: apoio à participação de agentes culturais paranaenses em residências artísticas no Brasil e no Exterior, além da vinda de profissionais de outros estados e países ao Paraná, pelo período máximo de seis meses.
Categoria IV–Mostras ou Festivais: apoio ao deslocamento para participação e/ou recebimento de prêmios em mostras, festivais e eventos afins, de caráter competitivo ou não.
Serviço:
Edital Mobilidade Cultural | 2.ª edição
Inscrições contínuas
Confira o edital completo AQUI
Onde se inscrever: Sistema SIC.Cultura


