
A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) participa até o dia 30 do III Seminário Internacional Gestão para a Aprendizagem, em Sevilha, na Espanha, que teve início nesta segunda-feira (26). O encontro reúne lideranças da política educacional brasileira, com a presença de representantes do Ministério da Educação (MEC) e de secretarias da Educação de estados e capitais.
A programação do seminário envolve painéis com a participação de especialistas dos continentes americano, europeu e asiático sobre temas ligados à inovação na aprendizagem e processos de gestão. Entre os tópicos abordados estão: Inteligência Artificial; contribuições da neurociência para a educação; currículos e práticas que impactam a aprendizagem; e estratégias para liderar transformações educacionais. Também serão realizadas visitas técnicas a duas instituições de ensino no dia 28, CEIP - Colégio de Educação Infantil e Primária José Maria Del Campo e ao IES - Instituto de Educação Secundária Carlos Haya.
O seminário tem como foco a formação de lideranças educacionais, por meio do intercâmbio cultural e educacional, promovendo a troca de experiências internacionais, o fortalecimento das relações institucionais e o desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios da gestão educacional, aspectos diretamente relacionados às responsabilidades da DPGE.
Estarão presentes, representando a Seed-PR, a diretora de planejamento e gestão escolar, Graziele Andriola; a coordenadora de cooperação pedagógica com os municípios, Eliane Alves Bernardi Benatto; e a chefe de gabinete, Camila Prade Conte.
“Nossa participação no seminário é muito rica para a educação do Paraná, principalmente na parte que trata de governança e liderança institucional, que entra na nossa demanda de apoio à gestão dos Núcleos Regionais de Educação e das escolas”, disse a diretora de planejamento e gestão escolar da Seed-PR, Graziele Andriola.
INICIATIVA- O III Seminário Internacional Gestão para a Aprendizagem é uma iniciativa da Diretoria de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV DGPE), promovido em conjunto com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (Unesco) e a Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), o Conselho Nacional de Secretários de Educação das Capitais (Consec) e a Universidade Internacional de La Rioja (UNIR). A primeira edição aconteceu em 2024 na cidade de Madri (Espanha), dando continuidade em 2025, com realização em Barcelona, ambas na Espanha.


