
As forças de segurança pública definiram, nesta quinta-feira (22), em Matinhos, um novo esquema de segurança para os shows programados neste final de semana no Litoral do Paraná. O planejamento foi elaborado de forma integrada pela Polícia Militar do Paraná (PMPR), Polícia Civil do Paraná (PCPR) e Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR), com reforço de efetivo, ajustes operacionais e alterações viárias.
“O planejamento é realizado semanalmente, a partir da avaliação dos eventos anteriores, para aprimorar as ações e garantir que tudo ocorra da melhor forma possível”, destacou o secretário de Segurança Pública Hudson Leôncio Teixeira.
Em Matinhos, estão previstos os shows de Raça Negra, Fábio Jr. e Gusttavo Lima. Já em Pontal do Paraná, se apresentam Bruno e Denner, Israel e Rodolffo, Roberta Miranda e Raça Negra, o que motivou o reforço no policiamento e a adoção de estratégias específicas conforme o perfil e a expectativa de público.
O novo esquema prevê reforço de batalhões especializados da PMPR, como o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), além da atuação integrada da PCPR e do CBMPR nas ações de prevenção, fiscalização e atendimento a emergências. Além disso, o reforço no efetivo será ampliado.
No sistema viário, estão previstas mudanças para garantir maior fluidez e segurança. Haverá bloqueio no cruzamento da Avenida Itacolomi com a Avenida Atlântica e alteração no fluxo da Avenida União, que passará a operar em sentido contrário, com tráfego liberado em frente ao SESC.
A segurança dentro e no entorno das arenas também contará com policiamento velado, com policiais atuando em meio ao público para coibir furtos, roubos, tráfico de drogas e outras ocorrências. “Essa estratégia tem apresentado resultados positivos e será mantida neste final de semana”, completou o secretário.
Também haverá reforço no policiamento no ferry boat, com a presença de policiais militares e civis para prevenir conflitos, coibir ilícitos e garantir a segurança de usuários e trabalhadores durante a travessia e nos acessos ao serviço.
As forças de segurança seguirão monitorando os eventos em tempo real e poderão promover novos ajustes operacionais sempre que necessário, com o objetivo de garantir tranquilidade ao público e a realização segura dos shows.


