
A pavimentação da PR-092 em Doutor Ulysses, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), chegou a 19,79% de execução, o que representa um quinto da empreitada. A obra tem investimento de R$ 56,9 milhões para atender um trecho de 11,95 quilômetros. Ela é executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL).
Os trabalhos permanecem concentrados na terraplenagem, em preparação para implantar a plataforma da nova pista, que terá 9,6 metros de largura, sendo uma faixa de 3,5 metros em cada sentido da via, e acostamentos de 1,3 metro em cada lado. Também está em execução o novo sistema de drenagem de águas e a construção de galerias celulares de concreto.
Em breve começarão os serviços de pavimentação, nos segmentos em que a terraplenagem já está concluída. Para esta obra será utilizado o pavimento semirrígido, que consiste em camadas de base e sub-base em solo cimento (combinação de solo da região com cimento), uma camada dupla de ligante, e uma camada final de revestimento asfáltico.
O trecho também vai receber nova sinalização horizontal e sinalização vertical, além de instaladas defensas metálicas em todos os pontos mais sinuosos para garantir maior segurança aos usuários.
Serão realizados ainda os serviços complementares, como implantação de novos abrigos para parada de ônibus e enleivamento (plantio de vegetação) nas áreas próximas à rodovia, entre outros.
PAVIMENTO– Doutor Ulysses é um dos últimos dois municípios do Paraná que ainda não tem conexão asfáltica, situação que será resolvida com a pavimentação da rodovia.
Com população de cerca de 5.500 habitantes, a economia em Doutor Ulysses é voltada principalmente para a agropecuária, sendo a PR-092 um importante canal para escoamento da produção local, além de acesso a povoados e propriedades rurais mais distantes do município.


