
O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) intensificou as ações de prevenção e salvamento no Litoral do Estado durante este final de semana, com foco na segurança de moradores e turistas que aproveitam a temporada de verão. No período, foram realizadas 18.775 iniciativas, resultado da soma de 12.665 orientações, 4.718 advertências e 1.392 ações de prevenção.
Também neste final de semana, as equipes distribuíram 797 pulseirinhas de identificação, o que possibilitou a localização de 49 crianças que se perderam momentaneamente de seus responsáveis. Além disso, foram registrados 38 atendimentos relacionados a incidentes com água-viva, com orientação e primeiros cuidados aos banhistas.
No que diz respeito aos salvamentos, os guarda-vidas realizaram 75 atendimentos, sendo 72 resgates e três ocorrências de afogamento. Não houve nenhum óbito neste período.
BALANÇO– Desde o início da temporada do Verão Maior Paraná, o CBMPR soma 174.393 ações preventivas no Litoral do Estado, envolvendo orientações, advertências e ações educativas voltadas à preservação da vida nas praias e nos eventos ao longo da orla.
Durante o Verão Maior Paraná, já foram distribuídas 9.283 pulseirinhas de identificação, que possibilitaram a localização de 706 crianças. As equipes também atenderam 2.199 ocorrências envolvendo água-viva e caravelas, prestando orientações e primeiros cuidados à população.
No mesmo período, os guarda-vidas realizaram 790 salvamentos, considerando os 721 resgates e os atendimentos relacionados a ocorrências de afogamento em diferentes graus de gravidade. Ao todo, foram registrados seis óbitos, o que reforça a importância das ações preventivas e da adoção de comportamentos seguros por parte da população.
Além das atividades rotineiras nas praias, o CBMPR atua de forma integrada na segurança dos shows do Verão Maior Paraná. Durante os eventos, as equipes reforçam o efetivo com guarda-vidas posicionados estrategicamente ao longo da faixa de areia, fazendo orientações preventivas ao público e restringindo o acesso ao mar no período noturno, quando os riscos são ampliados. A atuação garante resposta rápida em emergências e contribui para a segurança do público.
O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná reforça que a escolha por locais com postos de guarda-vidas, o respeito às sinalizações e às orientações das equipes são atitudes essenciais para garantir um verão mais seguro no Litoral paranaense.
EFETIVO– O CBMPR conta com 669 bombeiros militares e 362 guarda-vidas civis, distribuídos entre a Costa Leste, Costa Oeste e Costa Noroeste. No Litoral, atuam diariamente 607 bombeiros militares e 292 guarda-vidas civis em ações de prevenção, salvamento e apoio aos grandes eventos da temporada.
Os postos de guarda-vidas funcionam diariamente das 8h às 19h. Em caso de emergência, a população deve ligar para o 193.


