
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Fazenda e da Receita Estadual do Paraná, deu posse nesta quinta-feira (15), para 100 novos auditores fiscais aprovados no concurso público estadual. A nomeação dos profissionais ocorre em um momento crucial de início da Reforma Tributária e a consolidação do programa Confia Paraná, focado na conformidade cooperativa e fiscal para ampliar a eficiência da arrecadação e aprimorar os mecanismos de fiscalização.
Durante a cerimônia, o Secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, enfatizou que o reforço no quadro técnico é fundamental para que o Paraná mantenha o protagonismo econômico durante a transição para o novo modelo tributário sobre bens e serviços. “A chegada dos novos auditores fortalece a capacidade técnica do fisco para garantir uma transição prudente e assim ampliar a eficiência da arrecadação, garantindo mais segurança e equilíbrio às contas públicas e refletindo a qualidade dos serviços prestados à população paranaense”, expõe.
O auditor fiscal exerce uma função central na estrutura da Receita Estadual, sendo responsável pela arrecadação de tributos e pela fiscalização do cumprimento das obrigações fiscais por parte de empresas e cidadãos. A atuação desses profissionais é fundamental para assegurar que os impostos sejam recolhidos corretamente, viabilizando investimentos em áreas como saúde, educação, segurança pública e infraestrutura.
Os novos servidores, além de atuar na estruturação do novo modelo de consumo, irão desempenhar atividades como fiscalização, auditoria, análise de documentos fiscais e relacionamento com o contribuinte para dar maior transparência e orientação entre o fisco e as empresas. Para os empossados, a chegada à Receita Estadual representa o início de uma trajetória marcada por responsabilidade, compromisso com o interesse público e atuação técnica em prol do desenvolvimento do Paraná.
Gabriel Fernandes, um dos novos auditores fiscais empossados, afirma que o momento é de gratidão e destaca a importância de construir e fortalecer relacionamentos, de forma colaborativa, para que os objetivos da Receita Estadual sejam plenamente alcançados. “É uma sensação de que todo esforço valeu a pena. Para além da significativa mudança na esfera pessoal, aprender e desenvolver habilidades para bem contribuir para o funcionamento do Estado”, explica.
Além das atividades de fiscalização e julgamento, os auditores fiscais também exercem um papel educativo junto à sociedade, esclarecendo dúvidas, respondendo consultas tributárias e participando de programas de educação fiscal. Esses profissionais ainda atuam na análise da arrecadação, na previsão de receitas e no estudo de propostas de revisão da legislação tributária, utilizando ferramentas tecnológicas avançadas, como inteligência artificial e análise de grandes volumes de dados, para tornar a fiscalização mais eficiente e combater a sonegação.
A diretora da Receita Estadual, Suzane Gambetta, ressaltou que a incorporação dos novos auditores fortalece o corpo técnico da instituição. “Os novos profissionais vão contribuir para a modernização dos processos, para o uso cada vez mais intensivo de tecnologia e para uma atuação mais eficiente da Receita Estadual, alinhada às transformações da economia e às demandas da sociedade”, acrescenta.
O ingresso dos novos profissionais na Receita Estadual simboliza a oportunidade de contribuir ativamente para a justiça fiscal e para o fortalecimento das finanças públicas. “Somos o elo vital entre a arrecadação ética e o desenvolvimento do Estado. Cada degrau para alcançar este feito foi marcado por muitas renúncias em prol dos estudos. Essa trajetória me deu a segurança necessária para assumir este novo desafio no Paraná com total comprometimento”, afirma Natália Carvalho, nova auditora empossada.
PRESENÇAS –Participaram da posse também representando o presidente da OAB, Luiz Fernando Casagrande, a secretária de Comissão de Direito Tributário, Flávia Treiger; o presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais do Paraná, Lindolfo Timm; o diretor-geral da Sefa, Luiz Budal e o diretor-adjunto da Receita Estadual, Davidson Lessa.


