
O Corpo de Bombeiros do Paraná (CBMPR) atuará com atenção redobrada na segurança do público durante os shows do Verão Maior Paraná, especialmente em relação ao risco de frequentadores que queiram se aventurar no mar durante a noite. Assim como em edições anteriores, a preocupação é evitar situações de perigo, já que o mar apresenta riscos mesmo durante o dia, que se intensificam no período noturno.
Por isso, a cada aproximadamente 60 metros, ao longo de toda a extensão da área isolada do show em direção ao mar, serão posicionados trios de guarda-vidas. Esses profissionais vão atuar de forma preventiva, orientando o público e impedindo a entrada no mar durante a noite. As correntes de retorno permanecem ativas independentemente do horário, e o ingresso no mar nesse período representa um risco elevado.
A ação integra uma megaoperação das forças de segurança do Estado para garantir a tranquilidade do público nos shows do Verão Maior Paraná que começam nesta sexta (9), em Matinhos e Pontal do Paraná.
“Além do posicionamento estratégico entre o público e o mar, os guarda-vidas estarão distribuídos por toda a área do evento, orientando os frequentadores e prevenindo situações de risco. A operação será baseada na experiência adquirida em edições anteriores do Verão Maior Paraná e nos shows realizados no ano passado, cujos aprendizados estão sendo incorporados ao planejamento deste ano”, explica a capitã Tamires Silva Pereira.
No ano passado, alguns eventos registraram público bastante expressivo. Para o primeiro show desta edição, a expectativa é de um público superior a 200 mil pessoas. Diante desse cenário, todo o aparato de segurança sob responsabilidade do Corpo de Bombeiros, na área de segurança não policial, será reforçado.
Além do efetivo em terra, embarcações estarão posicionadas no mar, prontas para atuar em caso de necessidade. No entorno de toda a área do show, os bombeiros atuarão de forma integrada com brigadistas contratados, além da parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, que disponibilizará profissionais e estrutura para atendimento ao público.
Toda a operação integrada é preparada de forma ainda mais robusta neste ano, em comparação à edição anterior, com o objetivo de garantir segurança, tranquilidade e resposta rápida a qualquer eventualidade envolvendo os frequentadores dos eventos do Verão Maior Paraná.


