
Os mais de 1,4 mil brinquedos arrecadados na campanha Natal Solidário 2025 da Portos do Paraná, repassados ao Grupo Very Good, ao Centro Cultural Cecília Correa Carvalho (5C) e às comunidades da Ilha de Eufrasina e da Ilha Teixeira, foram entregues às crianças em festas realizadas neste fim de semana.
“A Portos do Paraná procura integrar o porto e a cidade e, nesse trabalho, que é constante, conseguimos atender muitas crianças de diversos bairros de Paranaguá. As crianças precisam desse momento, pois a magia do Natal é contagiante”, afirmou a coordenadora de Assistência Médica e Social da Portos do Paraná, Monica Denardi.
A primeira celebração ocorreu no sábado (21), no Centro Cultural 5C, localizado no Parque São João, em Paranaguá. Centenas de crianças se divertiram com escorregador inflável e mesas de pingue-pongue, além de quitutes e apresentações musicais da banda e do coral 5C. O Centro Cultural atua para ampliar horizontes e apresentar às crianças e adolescentes novas realidades. Os cinco “Cs” simbolizam conhecimento, cooperação, cultura, comunidade e conscientização.
De acordo com o fundador do projeto, João Costa, esta foi a 10ª edição do Natal 5C, celebração que o faz lembrar da própria avó, que teve 17 filhos e 30 netos. “Minha avó fazia aquela festa, e agora é um momento muito especial, olhar essa criançada reunida é lembrar da minha infância. Muito obrigado a todos e desejo um Feliz Natal. Que 2026 venha cheio de alegrias e sucesso para todos nós”, declarou.
Um dos participantes da festa foi Luís Gustavo, de 10 anos, que frequenta as aulas do 5C de karatê, violão, bateria, teclado, canto e esportes. Ele ganhou vários carrinhos e uma pista de corrida. “Eu achei os brinquedos muito legais. As crianças ficam alegres e muito felizes. Desejo um Natal muito alegre e que todas as crianças tenham o próprio presente”, destacou.
ESPÍRITO DE NATAL- No domingo (22), as doações foram entregues no Ecoteatro Very Good, no bairro Nilson Neves, também em Paranaguá, onde centenas de crianças saborearam lanches, brincaram e acompanharam apresentações artísticas. “Não é a questão do valor gasto com o brinquedo, mas do valor da amizade, de ajudar o próximo. Esse é o verdadeiro espírito de Natal. E a Portos do Paraná arrasou, como sempre”, declarou a representante administrativa do Very Good, Daniele Godoy.
Rayssa Gabriela, de 6 anos, ganhou um kit de esportes com raquete, pula-corda, tacos e bolas de golfe. “Lindos brinquedos”, disse, orgulhosa. Já Juliana Patrícia Gomes, de 7 anos, gostou de ganhar um jogo de cozinha e desejou um “Feliz Natal” a todos.
NATAL SOLIDÁRIO- Esta foi a segunda edição da campanha, que recebe doações de brinquedos da comunidade portuária do litoral paranaense e dos colaboradores da Portos do Paraná. O projeto busca estreitar os laços entre o porto e a cidade, fortalecendo vínculos e apoiando famílias em situação de vulnerabilidade social.
O Natal Solidário foi uma das ações reconhecidas, em outubro deste ano, pela Associação Americana de Autoridades Portuárias (AAPA), em Quebec, no Canadá, com o prêmio Excelência em Comunicação e Relações Públicas.
O projeto de comunicação “Entre o Porto e a Cidade” tem como objetivo aproximar a Portos do Paraná das comunidades de Paranaguá e Antonina, por meio de estratégias de comunicação integrada e ações sociais criadas pela presidência da empresa pública.
Entre as principais campanhas estão o Natal Solidário, a Páscoa para Todos e a divulgação dos resultados sociais obtidos com a Corrida do Porto, a primeira do mundo realizada dentro da faixa portuária. Em 2025, o valor arrecadado com as inscrições de três mil atletas foi aplicado na reforma de dois asilos de Paranaguá. Em 2023, a Corrida do Porto já havia sido reconhecida pela AAPA com o prêmio Eventos Especiais.


