
Na manhã deste domingo (14), a população que mora em Bandeirantes, no Norte Pioneiro, recebeu um alerta no celular, por meio do sistema Cell Broadcast, com aviso sobre o risco de transbordamento de uma barragem no bairro Bela Vista, próxima à BR-855. A mensagem foi disparada a partir do Centro de Gerenciamento de Risco de Desastres (Cegerd), da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, em Curitiba.
Funcionando em todo o território estadual desde o final do ano passado, após passar por um período de testes em Morretes e União da Vitória, o sistema utiliza as antenas de telefonia celular para fazer o disparo da mensagem que se sobrepõe à tela do aparelho das pessoas que estiverem no perímetro do disparo, sem requerer cadastro prévio. Ele indica eventos de natureza severa, que requerem atenção da população.
A barragem que transbordou fica no Ribeirão das Antas e se espalhou por uma região onde não há casas, apesar de haver uma vila próxima, mas chegou a inundar a rodovia. Porém, como a região já constava como área de atenção no plano de contingência do município, os moradores foram avisados para a possibilidade de deixarem suas casas.
O nível do rio já baixou e a água não chegou a atingir as residências. A Defesa Civil e o Instituto Água e Terra (IAT) seguem monitorando a situação da barragem. A rodovia também já foi desobstruída.


