
O programa Mais Escolas Paraná venceu a primeira edição do Prêmio Caixa PPP - Região Sul. O superintendente do Paranaeducação, Carlos Tamura, representando também a Seed-PR, recebeu o prêmio na solenidade em Brasília. O programa é uma Parceria Público-Privada (PPP), por meio da qual o Governo do Estado deve construir 40 novas escolas em 31 municípios que têm apresentado crescimento populacional.
Conduzido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), em parceria com o Paranaeducação, a iniciativa foi reconhecida na categoria Projeto Regional de Destaque, que avalia iniciativas já implementadas com impacto comprovado, inovação, potencial de replicação e resultados de referência. O principal objetivo do programa é ampliar e modernizar a infraestrutura escolar, gerando mais de 25 mil novas vagas, com foco em tempo integral no Ensino Fundamental (anos finais) e no Ensino Médio.
Essas unidades serão operadas por um parceiro privado, mas apenas para os serviços não pedagógicos como limpeza, manutenção, segurança, TI, preparo de refeições e administrativos.
Promovido pela Caixa Econômica Federal, em parceria com o Tesouro Nacional, o Prêmio Caixa PPP reconhece projetos e atores que se destacam pela inovação, eficiência, sustentabilidade e impacto positivo das Parcerias Público-Privadas no Brasil. No total, concorreram 89 projetos de todo o país, divididos em quatro categorias: projeto de destaque socioambiental; ente público de destaque em iniciativas de PPP; liderança feminina de destaque no setor; melhor iniciativa em capacitação em PPP e Projetos Regionais de Destaque.
“Esta é mais uma premiação na qual o Paraná figura entre os maiores destaques do país, mostrando que o esforço conjunto da Seed-PR e do Paranaeducação tem chamado a atenção pelas propostas inovadoras que geram impacto real na vida dos estudantes”, afirmou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda. "Seguimos orgulhosos com nosso trabalho, buscando ampliar a qualidade dos espaços escolares, garantindo ambientes ainda mais modernos para acolher os alunos da rede estadual”, destacou.
PROGRAMA– Dividido em dois lotes, Norte e Sul, o investimento total previsto é no Mais Escolas Paraná é de R$ 7,8 bilhões ao longo de 20 anos, sendo R$ 1,7 bilhão destinado à execução de obras e aquisição de equipamentos. A iniciativa responde demanda crescente por novas vagas e infraestrutura moderna nas unidades escolares, garantindo mais qualidade e eficiência no atendimento à rede estadual de ensino.
A PPP tem prazo de contrato de 20 anos, e a remuneração da empresa parceira será condicionada ao cumprimento de indicadores de desempenho, verificados por uma entidade independente. A PPP tem prazo de contrato de 20 anos, e a remuneração da empresa parceira será condicionada ao cumprimento de indicadores de desempenho, verificados por uma entidade independente.
A iniciativa responde demanda crescente por novas vagas e infraestrutura moderna nas unidades escolares, garantindo mais qualidade e eficiência no atendimento à rede estadual de ensino. A PPP tem prazo de contrato de 20 anos, e a remuneração da empresa parceira será condicionada ao cumprimento de indicadores de desempenho, verificados por uma entidade independente.
SOLENIDADE– O evento contou com a presença do vice-presidente de Governo da Caixa, Marcos Carvalho, e do secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron. Também participaram o diretor Administrativo e Financeiro do Paranaeducação, Paulo Falcão, e o analista responsável pela PPP Mais Escolas Paraná, Gabriel Felipi de Araújo.


