
Após grande expectativa nas redes sociais, o Governo do Paraná anuncia nesta terça-feira (21) a programação de shows do Verão Maior Paraná, o que permitirá que famílias de todo o Estado e outras Unidades da Federação se organizem para acompanhar os artistas favoritos. A revelação dos artistas que vão subir aos palcos de Matinhos e Pontal do Paraná na temporada 2026 do maior festival de verão gratuito do Brasil acontece a partir das 19 horas nas redes sociais do Governo do Estado, no YouTube e também na TV Paraná Turismo. E ela terá surpresas.
Serão cinco finais de semana com shows no Litoral do Estado, além de uma série de eventos esportivos, recreação e lazer para os veranistas. A expectativa é que seja batido o número de público da última temporada, que reuniu cerca de 2 milhões de pessoas assistindo aos shows nacionais gratuitos .
No ano passado, passaram pelos palcos do Verão Maior Paraná grandes nomes da música brasileira, como Luan Santana, Titãs, Jota Quest, Sorriso Maroto, Péricles, Alexandre Pires, Rio Negro & Solimões, Michel Teló, Matheus & Kauan, Guilherme & Santiago, João Bosco & Vinícius, Fernando & Sorocaba, César Menotti & Fabiano, Eduardo Costa, Felipe Araújo, entre outros.
Foi também em 2025 que o recorde de público em um único show foi batido pelo cantor sertanejo Luan Santana, que levou 164 mil pessoas para as areias de Matinhos. Ele acumula também o terceiro lugar, com 136 mil na apresentação que fez em 2024. Simone Mendes levou 152 mil moradores e veranistas para as areias de Matinhos em 2024, enquanto que Zezé di Camargo & Luciano aparecem em quarto lugar, com 119 mil pessoas. O top 5 é completado pelos ícones do samba e pagode Raça Negra, que levaram 110 mil em 2024.
E a temporada de verão no Paraná não trouxe apenas lazer e entretenimento para turistas e moradores do Litoral. De acordo com um estudo do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), as ações do Verão Maior Paraná resultaram em um acréscimo de R$ 152,9 milhões no Produto Interno Bruto (PIB) do Estado , impulsionando a economia local e fortalecendo diversos setores produtivos.
Além do crescimento econômico, a temporada gerou 2.335 empregos diretos e indiretos, beneficiando trabalhadores de diferentes áreas, como comércio, turismo e serviços. O impacto positivo também refletiu na massa salarial, que teve um acréscimo de R$ 64,6 milhões, garantindo maior circulação de renda nas cidades litorâneas e do Noroeste do Estado, onde se concentraram as ações do Verão Maior Paraná.


