
Com a finalidade de ampliar e qualificar a infraestrutura das escolas da rede pública estadual de ensino, o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar) publicou o Edital de Credenciamento nº 001/2025 . O processo é destinado a empresas das áreas de engenharia e arquitetura interessadas na prestação de serviços junto ao Instituto. O investimento pode chegar a R$ 101 milhões.
O período de inscrições se estende do dia 17 de setembro, pelo período de um ano, até o dia 16 de setembro de 2026. Os profissionais habilitados poderão ser contratados conforme demanda da Fundepar, mediante emissão de ordens de serviço específicas.
O certame prevê a prestação de serviços como projetos arquitetônicos, estruturais, elétricos, hidrossanitários, de acessibilidade, climatização, paisagismo, regularização de edificações, estudos ambientais, além de sondagens geotécnicas, cronogramas de obras e gerenciamento técnico.
Segundo a chefe da Unidade de Licitação da Fundepar, Sibele Lopes, o novo modelo de credenciamento vai ampliar a eficiência na elaboração de projetos e dar ainda mais agilidade às intervenções de infraestrutura nas mais de 2 mil escolas da rede pública estadual.
“A viabilização deste credenciamento será um caminho para acelerar a contratação de pequenos projetos nas escolas estaduais, como adequações elétricas e hidráulicas em prédios mais antigos”, disse.
Com profissionais previamente habilitados, o atendimento às novas demandas será imediato. “Com vários profissionais aptos de uma só vez para atuar sob demanda, o processo é muito mais ágil e eficiente”, acrescentou Sibele.
Ela ressalta ainda que os projetos contemplados não são de caráter inventivo (isto é, não envolvem a criação de novas estruturas ou soluções inéditas), mas sim de adequações e melhorias nas estruturas já existentes. A construção de novas escolas e obras de maior porte continuará sendo realizada por meio de licitações tradicionais.
Podem participar do credenciamento empresas que estejam legalmente registradas no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) e/ou no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) e que cumpram todos os requisitos do edital e seus anexos, incluindo estar em dia com as obrigações fiscais, trabalhistas, financeiras e comprovar capacidade técnica, conforme a lei vigente.
O primeiro sorteio para definição da ordem classificatória das empresas credenciadas será em 22 de outubro, às 10h, em sessão pública transmitida pelo canal oficial da Fundepar no YouTube . Os interessados em participar do sorteio devem se credenciar até 16 de outubro. Após este prazo, novos credenciados serão incluídos no final da lista classificatória.
O requerimento de credenciamento e mais informações estão disponíveis no site oficial da Fundepar .


