14°C 24°C
Maringá, PR
Publicidade

Em projeto-piloto, Sanepar utiliza composto do Japão para gerar fertilizante organomineral

Projeto-piloto será desenvolvido durante 24 meses na Estação de Tratamento de Esgoto Belém, em Curitiba. O uso do composto ativador japonês é, par...

Neymar Bandeira
Por: Neymar Bandeira Fonte: Secom Paraná
13/03/2024 às 18h34
Em projeto-piloto, Sanepar utiliza composto do Japão para gerar fertilizante organomineral
Foto: Sanepar

A Sanepar recebeu 60 toneladas de um composto produzido no Japão que será utilizado no processo de transformação do lodo de esgoto em fertilizante organomineral. O material saiu da cidade japonesa Mashiko, na província de Tochigi, e viajou por dois meses até desembarcar em Curitiba na terça-feira (12). O uso do material, em um projeto-piloto de compostagem do lodo, inicia-se em 30 dias na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Belém.

O projeto vai durar 24 meses e faz parte de um acordo de cooperação técnica assinado entre a Sanepar e a empresa Kyowa Kako Co. Ltda., referência em processos de tratamento de resíduos orgânicos no Japão com uma tecnologia mais sustentável.

O processo patenteado pela empresa japonesa faz a decomposição biológica acelerada de resíduos orgânicos em condições controladas, com o uso de microrganismos ativadores. Esse método possibilita que se alcance patamares térmicos capazes de higienizar o lodo sem a aplicação de produtos químicos. Outra vantagem é a redução significativa do tempo de tratamento do lodo.

O uso do composto ativador japonês é, para a Sanepar, uma nova metodologia a ser aplicada no uso sustentável do lodo de esgoto. “Há mais de duas décadas, a Sanepar desenvolve o programa Uso Agrícola do Lodo que destina o material a agricultores para ser utilizado como adubo orgânico, com ganhos de produtividade. Avançamos para o processo de secagem térmica do lodo e agora estamos na rota do biofertilizante. Essa cooperação técnica com o Japão é mais um passo nesse processo”, afirmou o diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile.

Na assinatura do termo de cooperação, o diretor-geral de Desenvolvimento de Negócios e membro do Conselho Administrativo do grupo japonês, Yasuhiro Matsuzawa, disse que o objetivo é desenvolver uma parceria que possa ser referência nacional. “Esperamos que a nossa tecnologia ajude o Paraná a colocar em prática os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), principalmente diminuindo os gases de efeito estufa, tornando esse tratamento de esgoto em um modelo mais sustentável para o Brasil e o mundo”, complementou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Maringá, PR
18°
Parcialmente nublado
Mín. 14° Máx. 24°
18° Sensação
2.22 km/h Vento
89% Umidade
100% (1.85mm) Chance chuva
07h09 Nascer do sol
17h51 Pôr do sol
Domingo
25° 16°
Segunda
26° 16°
Terça
25° 17°
Quarta
26° 18°
Quinta
26° 17°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Economia
Dólar
R$ 5,17 +0,03%
Euro
R$ 5,88 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 328,991,01 +0,52%
Ibovespa
173,295,14 pts 0.76%
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada
Publicidade