14°C 25°C
Maringá, PR
Publicidade

Com desassoreamento, Sanepar entrega revitalização do lago municipal de Cascavel

Companhia investiu R$ 5,5 milhões nas obras que retiraram 22 mil metros cúbicos de lodo e resíduos, estruturaram 4,2 quilômetros lineares de prote...

Neymar Bandeira
Por: Neymar Bandeira Fonte: Secom Paraná
23/02/2024 às 20h07
Com desassoreamento, Sanepar entrega revitalização do lago municipal de Cascavel
Foto: Sanepar

A Sanepar entregou na tarde desta sexta-feira (23) as obras de desassoreamento e revitalização do Lago Municipal de Cascavel. A ação da Companhia devolveu ao município um lago totalmente revitalizado e com novos padrões de paisagismo que respeitam e promovem cuidados ambientais. Os investimentos totalizaram R$ 5,5 milhões.

As obras, iniciadas em maio de 2019, retiraram 22 mil metros cúbicos de lodo e resíduos, estruturaram 4,2 quilômetros lineares de proteção das encostas e construíram 11 contenções de materiais sólidos. Também foi implantada uma ilha no centro para abrigo e descanso de aves e mamíferos que vivem nesse habitat.

A recuperação do lago exigiu um trabalho complexo que envolveu a elaboração de projetos e obtenção de licenciamentos ambientais, batimetria, topografia e demarcação de áreas, além da recuperação do terreno que serviu de destino final dos sedimentos. Para fazer o transporte dos resíduos até o terreno no Bairro Cascavel Velho, a Sanepar instalou 3,7 quilômetros de tubulação, inclusive com passagem subterrânea na rodovia.

O presidente da Companhia destacou que não se trata apenas de um equipamento público para lazer e esporte da população, mas que o lago também abriga muitas espécies animais e é um suporte importante para o abastecimento da cidade.

“O trabalho de recuperação do lago seguiu as normas ambientais do Instituto Água e Terra (IAT), com um sistema de contenção para evitar que novos detritos se acumulem no lago. É uma obra emblemática, feita com responsabilidade ambiental e social”, disse Claudio Stabile.

O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, agradeceu à Sanepar pelo cuidado com que executou a obra. “Esse trabalho é um símbolo da responsabilidade administrativa para com a nossa cidade”, disse.

PRESENÇAS– Participaram do evento o deputado estadual Gugu Bueno e outros representantes da Sanepar e da prefeitura.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Maringá, PR
16°
Parcialmente nublado
Mín. 14° Máx. 25°
16° Sensação
2.73 km/h Vento
85% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
07h09 Nascer do sol
17h51 Pôr do sol
Segunda
25° 17°
Terça
26° 17°
Quarta
26° 17°
Quinta
24° 17°
Sexta
20° 13°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Economia
Dólar
R$ 5,17 +0,03%
Euro
R$ 5,88 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 330,118,64 +0,86%
Ibovespa
173,295,14 pts 0.76%
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada
Publicidade