19°C 32°C
Wenceslau Braz, PR
Publicidade

Governador sanciona lei que garante reajuste no Piso Salarial do Paraná

Ele é uma referência para a negociação das categorias sindicalizadas e uma garantia para aquelas que não têm sindicato ou acordos e convenções col...

Redação
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
01/01/2023 às 18h01 Atualizada em 01/01/2023 às 22h46
Governador sanciona lei que garante reajuste no Piso Salarial do Paraná
Foto: Jonathan Campos/AEN

O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou neste domingo (1°) a lei ( 21.350/2023 ) que garante aumento real no Piso Salarial do Paraná (Salário Mínimo Regional) a partir deste ano. Ele é uma referência para a negociação das categorias sindicalizadas e uma garantia para aquelas que não têm sindicato ou acordos e convenções coletivas de trabalho (confira a lista AQUI ).

Estão previstas duas formas de reajuste, compondo uma única fórmula final. Na parte correspondente ao comparativo com o Salário Mínimo Nacional (atualmente em R$ 1.302,00) será aplicado a mesma estimativa de reajuste definida pelo governo federal (5,81%), gerando equivalência de aumento, e na parte restante, referente à diferença entre os mínimos nacional e estadual (já que o estadual é sempre maior), o reajuste vai levar em consideração o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Nesse caso, por exemplo, num hipotético salário estadual de R$ 1.617 (primeira faixa até 2022), o reajuste até R$ 1.302 será o mesmo do mínimo nacional e a diferença (R$ 315) será calculada via INPC (referente à soma de janeiro a dezembro de 2022). A regra valerá até 2026 (quatro anos) e varia dentro de quatro faixas salariais.

De acordo com as projeções realizadas pelo Observatório do Trabalho do Paraná, composta por economistas e técnicos do Departamento de Trabalho da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), com as regras aprovadas o Salário Mínimo Regional poderá chegar a R$ 1.804,30 na menor faixa e R$ 2.071,72 na maior.

O cálculo final será feito ao longo de janeiro. Após a divulgação oficial do INPC, prevista para a segunda quinzena do mês, o Conselho Estadual de Trabalho, Emprego e Renda (Ceter-PR), que tem composição paritária entre representantes do governo, centrais sindicais e do setor produtivo, se reunirá e definirá os novos valores. Eles serão oficializados, então, com um novo decreto do governador.

Essa nova fórmula proposta pelo Ceter-PR contou com a assessoria técnica do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Wenceslau Braz, PR
25°
Parcialmente nublado
Mín. 19° Máx. 32°
25° Sensação
6.16 km/h Vento
70% Umidade
49% (0.11mm) Chance chuva
05h51 Nascer do sol
18h21 Pôr do sol
Sábado
25° 19°
Domingo
27° 18°
Segunda
22° 16°
Terça
19° 17°
Quarta
19° 17°
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,00 -0,34%
Euro
R$ 5,60 -0,55%
Peso Argentino
R$ 0,00 +3,33%
Bitcoin
R$ 439,853,96 +1,65%
Ibovespa
206,220,23 pts 0.94%
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada
Publicidade