
A Camerata Antiqua de Curitiba iniciou nesta sexta-feira (23) sua agenda de três apresentações em Roma (Itália), que fazem parte das atrações em celebração aos 200 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e a Santa Sé.
Patrocinada pela Sanepar, a Camerata é um dos mais importantes conjuntos de coro e orquestra de música antiga no Brasil e fez hoje a sua primeira apresentação da miniturnê durante a Missa de Ação de Graças do Bicentenário das Relações Internacionais Diplomáticas.
“A Sanepar tem um compromisso permanente com a arte paranaense e é um orgulho ver a valorização internacional da Camerata Antiqua de Curitiba, que tem nosso apoio em forma de patrocínio. É um orgulho não só para o Paraná, mas para o Brasil, mostrar ao mundo o trabalho e o talento desses músicos”, destaca o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley.
A missa é uma das principais atividades programadas para as comemorações e foi rezada na Basílica Papal de Santa Maria Maggiore, no Centro de Roma — uma das quatro basílicas papais e onde foi feito o sepultamento Papa Francisco, antecessor do atual pontífice, Leão XIV.
Durante a missa solene, coube aos músicos da Camerata fazer o acompanhamento musical do rito litúrgico, com repertório baseado na obra sacra do compositor barroco brasileiro Padre José Maurício Nunes Garcia, sob regência de Ricardo Bernardes.
“Nossa Camerata tem mais de 50 anos de história em uma formação de coro e orquestra, difundindo a música brasileira. Aqui, em Roma, viemos difundir a música sacra da melhor qualidade que o mundo precisa conhecer. Isso só acontece graças ao apoio de todos os empresários curitibanos e paranaenses, como a Sanepar”, disse o maestro.
A diretora-adjunta de Comunicação e Marketing da Sanepar, Melissa Ferreira, ressaltou que, além de apresentar a música do Brasil para o mundo, a Camerata tem um importante papel em aproximar a música erudita dos brasileiros, em apresentações acessíveis à população. “O mesmo concerto que o público da Santa Sé e os italianos estão tendo o privilégio de apreciar foi apresentado há menos de uma semana em Curitiba, durante a Oficina de Música de Curitiba — evento de formação musical de referência no Brasil que também tem o patrocínio da Sanepar”, lembrou Melissa.
PRÓXIMAS APRESENTAÇÕES– A Camerata faz mais duas apresentações na capital italiana. Neste sábado (24), performa o concerto Sacrum Brasiliae – Musica alla corte del Brasile nel primo ottocento na Sapienza Università.
A turnê se encerra na próxima terça-feira (27), com Paisagens Sonoras do Brasil, na Sala Palestrina do Palazzo Pamphilj, sede da Embaixada do Brasil em Roma. A regência será de Mara Campos, com direção musical de Winston Ramalho.
BICENTENÁRIO – A missa solene foi celebrada pelo secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin, com o presidente da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Jaime Spengler. O evento integra um calendário vasto de atividades culturais de comemorações aos 200 anos de relações diplomáticas.
O Bicentenário rememora o estabelecimento das relações diplomáticas entre o Brasil e a Santa Sé, iniciadas com a chegada a Roma, em 1824, do monsenhor Francisco Corrêa Vidigal, primeiro encarregado de Negócios do Brasil junto à Santa Sé.
A Santa Sé é uma entidade da Igreja Católica Romana que exerce autoridade espiritual e diplomática globalmente, centrada no Papa. Difere do Vaticano, que é o Estado territorial criado para garantir a independência política da Santa Sé. No Vaticano, cabe ao Papa a função de chefe de Estado.


