
O laboratório do Instituto Água e Terra (IAT) em Londrina, no Norte do Estado, garantiu a manutenção da acreditação na norma ISO/IEC 17025:2017, padrão internacional que ratifica a qualidade e a confiabilidade de resultados laboratoriais. A estrutura, que possui a acreditação desde 2021 (CRL 1540), conseguiu a renovação pela terceira vez após uma avaliação da Comissão Geral de Acreditação (CGCRE) do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), executada entre os dias 19 e 22 de janeiro. A acreditação seguirá vigente até janeiro de 2028, quando está prevista uma nova avaliação.
A medida representa o reconhecimento formal da competência técnica dos laboratórios do IAT, garantindo às análises rastreabilidade, confiabilidade e reconhecimento oficial dos resultados e assim fortalecendo o papel do Instituto como referência nos procedimentos.
“Isso aumenta a credibilidade do IAT junto a outros órgãos ambientais, parceiros institucionais e a sociedade em geral”, diz a chefe da Divisão de Análises Ambientais do Instituto, Loraine Cristina do Valle Jacobs.
Recentemente, o espaço também recebeu o reforço de quatro servidores aprovados no último concurso do órgão ambiental, aumentando a capacidade analítica do laboratório.
Junto dos laboratórios do Instituto em Curitiba e em Toledo, na região Oeste, o espaço oferece serviços de análises físico-químicas, ecotoxicológicas e microbiológicas em água bruta e residual, sedimentos e material biológico voltados ao monitoramento da qualidade ambiental. Recentemente, o complexo de Londrina recebeu o reforço de quatro servidores aprovados no último concurso do órgão ambiental, aumentando a capacidade analítica do laboratório.
“Esses serviços subsidiam ações de fiscalização, monitoramento e políticas públicas voltadas à preservação ambiental no Paraná”, afirma o gerente de Monitoramento e Fiscalização do órgão, Álvaro César de Góes.
CERTIFICAÇÃO– Para garantir a precisão e a confiabilidade dos seus resultados, os laboratórios do IAT operam sob os rigorosos padrões da ISO/IEC 17025, norma internacional que estabelece requisitos técnicos e gerenciais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração. No Brasil, essa certificação é concedida pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), por meio da avaliação da Comissão Geral de Acreditação, assegurando que os processos analíticos atendam aos mais altos padrões de qualidade e rastreabilidade.
A certificação abrange aspectos essenciais, como controle de qualidade, calibração de equipamentos, validação de métodos analíticos e qualificação da equipe técnica. Além disso, a norma exige que os laboratórios sigam diretrizes rigorosas para a coleta, manuseio e análise de amostras, garantindo a confiabilidade dos dados gerados.
Para manter a acreditação, os laboratórios passam por auditorias periódicas, que avaliam a conformidade dos procedimentos e a melhoria contínua das operações. O laboratório de Curitiba é acreditado pelo Inmetro desde 2019, enquanto o de Toledo obteve a certificação inicial em 2025.


