
Após um período de cinco dias de internação para reabilitação clínica e testes de voo, seis pássaros foram soltos na natureza nesta quinta-feira (22) por técnicos do Instituto Água e Terra (IAT) em Pontal do Paraná, no Litoral. As aves – quatro canários-da-terra (Sicalis Flaveola), um coleiro (Sporophila caerulescens) e um cúrio (Sporophila angolensis) – foram resgatadas de um criadouro ilegal na região.
Um sétimo pássaro, também canário-da-terra, segue em tratamento no Pronto Atendimento a Animais Silvestres (PAAS) do órgão ambiental, no Parque Estadual do Palmito, em Paranaguá.
O responsável foi atuado em R$ 8 mil e vai responder administrativamente pelo crime ambiental, agravado pelo fato de o cúrio ser uma espécie ameaçada no Paraná. O IAT é vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest).
“São espécies bastante procuradas ilegalmente por causa do canto. Importante coibir esse tipo de ação para proporcionar o desenvolvimento sustentável do Litoral”, destacou o coordenador de Fauna do IAT na região, Rafael Galvão.
DENUNCIE– Ao avistar animais machucados ou vítimas de maus-tratos, tráfico ilegal ou cativeiro irregular, o cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria do Instituto Água e Terra .
Se preferir, outra opção é ligar para o Disque Denúncia 181 e informar de forma objetiva e precisa a localização e o que aconteceu com o animal. Quanto mais detalhes sobre a ocorrência, melhor será a apuração dos fatos e mais rapidamente as equipes conseguem fazer o atendimento.
Para quem está no litoral paranaense, basta entrar em contato com a regional do IAT de Paranaguá pelos seguintes telefones: Fauna Litoral - WhatsApp (41) 97401-6701 e Escritório Regional do IAT no Litoral - WhatsApp (41) 99554-2406.


