

Para o professor Demiate, sempre é importante receber os alunos no gabinete da reitoria e que ele sempre estará aberto para as demandas do movimento estudantil. “Foi uma conversa muito boa, pois estavam representantes de vários cursos que fazem parte do DCE. A pluralidade é sempre importante”, destaca. Além disso, o vice-reitor destacou o anúncio da oferta do café da manhã no Restaurante Universitário dos campi Centro e Uvaranas, que começará a ser servido em fevereiro. “Explicamos de que forma será colocada em prática essa demanda de todos os alunos e contamos com o apoio de todos para que a iniciativa traga benefícios aos nossos estudantes e servidores”, completa.
Essa gestão do DCE é composta por quatro coordenadores-gerais. O acadêmico de Letras, João Matheus Fuglini é um deles. O estudante disse que o objetivo da reunião foi o de apresentar a nova gestão do Diretório e alinhar os objetivos em comum entre o movimento estudantil e a reitoria. “Foram apresentados dois ofícios. O primeiro solicita a implantação de uma unidade da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) no Campus Centro. O segundo tem como objetivo a criação de uma unidade do DCE no campus de Uvaranas. Há 50 anos, a sede do DCE está localizada no Campus Centro, porém, com a ampliação dos cursos em Uvaranas, há a necessidade de maior aproximação com os Diretórios Acadêmicos e Centros Acadêmicos”, destaca.



Um outro assunto tratado, segundo Fuglini, foi a reforma da sede histórica do DCE. Na oportunidade, a UEPG e a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico (Fauepg) também entregaram alguns materiais elétricos e hidráulicos que serão utilizados para a reforma. A própria comunidade acadêmica atua diretamente na reforma. “Esse processo demonstra que a união estudantil, aliada ao apoio institucional, é capaz de reconstruir e fortalecer os espaços do movimento estudantil. Essa revitalização, apoiada pela Reitoria em conjunto com a Fauepg, reforça a importância do diálogo institucional”, afirma um dos coordenadores-gerais do DCE.
“A reunião foi muito produtiva com o professor Miguel e o professor Ivo. Acreditamos que as demandas apresentadas serão atendidas e que a parceria entre o movimento estudantil e a Reitoria seguirá firme ao longo de 2026. Reafirmamos, no entanto, a nossa independência enquanto movimento, com o compromisso de lutar pelos direitos dos acadêmicos, sempre mantendo o diálogo aberto”, enfatiza João Matheus. “O DCE é para todos, e é na união que conseguimos lutar pelo que acreditamos: uma universidade plural, democrática e de qualidade”.
Além dele, participaram da reunião Amanda Los (Jornalismo), Rafael Milek (Letras), e Nicolle Stavski (História), da Coordenadoria Geral; Lyara Vitória (Engenharia de Alimentos) e Marielli Cristina (Pedagogia), da Secretaria de Cultura; e Clara Gabriela (Educação Física), da Secretaria de Esportes.
Texto: Tierri Angeluci / Fotos: Aline Jasper














