
As águas calmas do Rio Paraná, no distrito de Porto São José, em São Pedro do Paraná, ficaram agitadas nesta sexta-feira (16). A Arena do Verão Maior Paraná montada no porto recebeu a quinta edição do Troféu Elite, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR). A competição reuniu bombeiros militares e civis que atuam no atendimento à população em toda a costa Noroeste durante a temporada e reforçou, de maneira lúdica e divertida, as técnicas de resgate e salvamento aquático, em um clima de disputa acirrada.
As provas simulam situações reais de salvamento e exigem preparo físico, velocidade e domínio técnico. O objetivo é aprimorar as habilidades dos bombeiros militares que trabalham diariamente para garantir a segurança dos veranistas que lotam os portos e praias de água doce da região.
“A competição é tradicional dentro do Corpo de Bombeiros do Paraná e visa aprimorar o salvamento dos nossos atletas, que são nossos bombeiros e guarda-vidas que estão atuando na competição verão. O objetivo é que, através dessas provas, a gente consiga melhorar o desempenho na atividade fim, que é o salvamento aquático”, afirmou o sargento Sandro Souza, organizador da etapa no Noroeste.
Segundo o sargento, a etapa realizada na região é adaptada. “A competição aqui na costa noroeste é um pouquinho diferente do que a competição matriz, que acontece no Litoral. Aqui a gente faz provas reduzidas em virtude das características do local. A primeira prova é o do duathlon, que aqui chamamos de flash duathlon, porque é uma distância mais curta, uma prova mais rápida. O atleta precisa correr e nadar: corre um percurso de 500 metros e nada mais 500 metros˜, explicou.
Na sequência, divididos em duplas, os competidores precisam simular o resgate de uma vítima de afogamento, em que quem faz o menor tempo é o vencedor. “Depois temos as provas de explosão, que são a corrida até a nadadeira e o revezamento para testar também a explosão dos nossos atletas de velocidade", detalhou o sargento Sandro.
Todos os participantes recebem medalha de participação e os primeiros colocados de cada prova recebem o Troféu Elite, com a possibilidade da disputa da prova matriz no Litoral, em data ainda ser definida.
VENCEDORA -Entre as mulheres, a vencedora do flash duathlon foi alguém da casa: a guarda-vida civil Maria Eduarda Lima do Carmo, de apenas 20 anos, moradora de Porto São José. “É a segunda vez que eu participo dessa competição. Meu sonho é ser bombeira militar um dia. Gratificante chegar em primeiro lugar entre todas as meninas que estão competindo aqui”, contou.
Apesar da pouca idade, Maria Eduarda já atua como guarda-vidas desde 2023, quando fez o curso com os bombeiros militares. “Eu amo o que eu faço, isso aqui pra mim é um hobby, não é um serviço, porque quando a gente faz o que ama não é um serviço, é um hobby. É gratificante estar aqui no meio deles, um dia serei um deles, se Deus quiser", planeja.
Segundo o posto do CBMPR montado na costa noroeste, desde o início da temporada de verão 13 resgates de veranistas foram realizados nas prainhas de água doce do Paraná.


