

Representaram a instituição os pesquisadores do grupo QPQI (Quantum Physics & Quantum Information [Física Quântica e Informação Quântica]) Thiago Takaji Tsutsui e Marlon Schmidt Ribeiro (doutorandos), Eduardo Kronbauer Soares, Matheus Diniz Moro e Leandro Nazarko Ferreira (mestrandos), e o aluno de iniciação científica Rogério Oliveira Santos. No local, eles encontraram o egresso da UEPG e ex-membro do Grupo de Pesquisa, Gabriel de Oliveira Cavalheiro, que atualmente é mestrando no programa de pós-graduação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica.
Para Eduardo Kronbauer Soares, o evento foi uma chance de interação com diversas áreas de pesquisa, com novas técnicas e metodologias, além de um espaço de troca de experiências com acadêmicos de renome na área. “O mais interessante é que, frequentemente, tais abordagens são expostas no evento no contexto de sistemas diferentes daqueles com os quais estamos acostumados, o que me permite retornar ao meu trabalho e aplicar diretamente esse novo conhecimento aos sistemas e métodos que utilizo”, explicou o mestrando.
Já Rogério Oliveira Santos pôde aprender a estabelecer conexões com professores e pesquisadores, além de demonstrar um pouco do que estuda na UEPG. “Tive a oportunidade de apresentar o trabalho que desenvolvo na iniciação científica. Fazer isso na graduação tem muito valor, já que a vida de um pesquisador se resume a mostrar sua pesquisa ao mundo, então, me dá experiência”, comentou o jovem.
Para Fabiano Manoel Andrade, coordenador do QPQI e professor do Programa de Pós-graduação em Física, participar de eventos como este é fundamental, pois “coloca os alunos em proximidade com as principais referências e os debates de ponta na área, eventualmente criando oportunidades de colaboração”. Além disso, o fato de membros do grupo QPQI não apenas comparecerem, mas também serem selecionados para realizar sete apresentações – duas orais e cinco em pôster – em um evento de alto nível e com participação internacional, comprova a excelência e o reconhecimento do trabalho científico que desenvolvemos”, avalia o docente.
Nomes de peso

A organização esteve a cargo do professor Eduardo Inácio Duzzioni, coordenador do Grupo de Computação Quântica da UFSC e uma autoridade em Computação Quântica no Brasil. Além disso, o professor Giuliano Gadioli La Guardia, do Departamento de Matemática e Estatística da UEPG, também contribuiu para o êxito da realização.
Sobre o grupo de pesquisa da UEPG
O grupo QPQI é coordenado pelo professor Fabiano Manoel Andrade, com o auxílio do professor Antônio Sérgio Magalhães de Castro, e conta ainda com a participação do professor Giuliano Gadioli La Guardia, todos docentes da universidade.
O QPQI existe desde 2013 e dedica-se a pesquisas na área de Física Quântica, com foco em Informação e Computação Quântica, tema central do evento em Florianópolis. O grupo mantém um fluxo regular de publicações em periódicos de alto impacto, além da constante participação de discentes em eventos alinhados com suas linhas de pesquisa.





Texto: Helton Costa/Fotos: Acervo do QPQI


