
Quem circula pelo Litoral do Paraná pode não perceber, mas a segurança durante o Verão Maior Paraná também conta com um reforço especial. A Polícia Penal do Paraná (PPPR) emprega a atividade com cães em ações que fortalecem a fiscalização nas unidades prisionais, apoiam operações integradas e aproximam a instituição da população durante a temporada.
“A principal função dos cães durante a temporada é reforçar a segurança das unidades prisionais do litoral, atuando principalmente na detecção de objetos ilícitos, como entorpecentes, armas de fogo e aparelhos celulares, seja no interior das celas ou na inspeção de veículos, materiais e cargas que ingressam nas unidades prisionais. Além disso, os cães de faro prestam apoio integrado a outras forças de segurança, ampliando a eficiência das ações conjuntas durante a operação”, explica o policial penal Wesley de Souza Mattos.
Por trás da atuação operacional, há um trabalho contínuo de preparo e treinamento. A formação dos cães começa ainda na fase de filhote e envolve processos de socialização, obediência e estímulos específicos, como a exposição a estampidos e a ambientes de alta pressão. Conforme a aptidão e a função a ser desempenhada, o treinamento é direcionado para atividades de detecção, guarda e proteção ou apresentações, sempre conduzidas por policiais penais especializados.
“Durante as operações, eles são expostos a estímulos intensos, como grande concentração de pessoas, ruídos elevados, odores diversos e situações de crise, incluindo motins e rebeliões. Todo esse contexto exige um treinamento contínuo e rigoroso, que prepare o cão para atuar com precisão, controle e segurança, mesmo sob alto estresse operacional”, afirma o policial penal.
O emprego dos cães representa um reforço estratégico nas ações realizadas ao longo do ano, uma vez que ampliam significativamente a capacidade operacional das equipes. “Os cães realizam buscas de forma precisa, chegando a ser cerca de 70% mais rápidas e eficientes do que a busca exclusivamente humana, o que otimiza o tempo das operações, reduz riscos aos policiais e aumenta a efetividade na localização de ilícitos, contribuindo diretamente para o sucesso das operações”.
Além do reforço à segurança, a atividade com cães também cumpre um papel importante de aproximação com a sociedade. Durante a temporada de verão, demonstrações de obediência e disciplina chamam a atenção de moradores e veranistas, contribuindo para fortalecer a imagem institucional da PPPR e aproximar o trabalho desenvolvido da população.
NOVOS CÃES —A entrega de novos cães operacionais à Polícia Penal do Paraná integrou a programação de abertura do Verão Maior Paraná, reforçando as ações de segurança e fiscalização desenvolvidas pela instituição durante a temporada. A entrega integrou o conjunto de investimentos em viaturas e equipamentos destinados ao fortalecimento da atuação das forças de segurança no período de maior movimento no estado.
Ao todo, foram incorporados quatro cães operacionais, com perfis voltados à detecção de ilícitos e à proteção e guarda. Com um investimento total de R$ 143,5 mil, os animais ampliam a capacidade de apoio às ações da Polícia Penal em atividades rotineiras e operações integradas, fortalecendo o emprego de cães em estratégias de segurança pública ao longo do ano.


