
O Viaje Paraná – órgão de promoção vinculado à Secretaria de Estado do Turismo – participa neste mês de janeiro de dois eventos com ações de divulgação dos destinos, produtos e atrativos paranaenses no Exterior. Ambos são realizados em Madrid, capital da Espanha, evidenciando e reforçando a presença estadual perante o mercado e o público da Europa.
O Meeting ¡Esto Es Paraná! é o primeiro deles, com início na próxima segunda-feira (19). Já nos dias 21 a 25 o Estado se faz presente na Feira Internacional de Turismo (Fitur). “O Viaje Paraná segue levando o que temos de melhor e mais qualificado ao mercado, seja no Brasil ou fora do país. É um movimento que aquece as economias, gera empregos e traz visibilidade aos nossos Territórios”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.
A Espanha se tornou um ponto-chave para a divulgação de atrativos e destinos do Paraná no ano passado, com ações direcionadas em telão da principal via de Madrid e também em aeroportos e estabelecimentos. A divulgação do Estado foi feita em parceria com o Grupo Viajes El Corte Inglés, que viabilizou a criação de um pacote turístico ao Estado. O Paraná também recebeu agentes de viagens do país em famtours e fez capacitações presenciais, preparando-os para a venda de destinos estaduais ao público.
Essas e outras ações estratégicas do Estado levaram a Espanha a saltar de 10º para 3º maior emissor global de viajantes estrangeiros ao Estado na comparação entre os meses de julho e novembro de 2025. Além disso, a Espanha é o país europeu que mais enviou turistas estrangeiros ao Paraná no acumulado dos últimos oito anos.
“Temos focado bastante na Europa, porque é um mercado em ascensão, com um destaque para a Espanha. Além das parcerias promocionais, a presença em eventos também é fundamental. A Fitur é uma das maiores feiras intercontinentais e proporciona alcance da marca, enquanto o Meeting permite um contato mais próximo com os profissionais do turismo, que vão vender o destino no futuro”, conta Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná.
MEETING– O Meeting ¡Esto Es Paraná! vai acontecer no Azotea del Circulo, de maneira mais intimista e focado diretamente nos profissionais que estão na ponta da cadeia de vendas de pacotes turísticos. Com a participação de representantes da Secretaria de Turismo de Foz do Iguaçu e Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, serão apresentados destinos e atrativos, por meio de uma capacitação, a mais de 50 agentes de viagens espanhóis.
Eles representam diversas empresas, incluindo conhecidas do mercado de viagens mundial, como Europamundo Vacaciones, Grupo GEA, Viajes Rutalcor, Viajes Nieva, Viajes Lemur, Soñar y Viajar, entre outras. Um detalhe é que quase 15% do público é formado por profissionais de fora da capital, oriundos da região metropolitana de Madrid e outras cidades espanholas.
FITUR– Neste ano são esperadas mais de 250 mil pessoas no evento, oriundas de pelo menos 160 países. O Viaje Paraná contará com um estande de divulgação, onde estarão reunidos materiais sobre o turismo do Estado traduzidos e ativações ao público. Além disso, o espaço contará com 15 empresários do setor e representantes de municípios, selecionados por meio de manifestação.
O evento vai ocupar, mais uma vez, a Instituição de Feiras de Madrid (Ifema), com espaço aproximado de 69 mil metros quadrados para exposição. Essa é a terceira vez consecutiva que o Viaje Paraná marca presença no evento – e a segunda vez que participa com estande próprio e coexpositores.
OPORTUNIDADE EXCLUSIVA– Os empresários sabem a importância dos estandes estaduais aos negócios. Em 2025, por exemplo, o Viaje Paraná marcou presença em mais de 100 eventos de mercado no Brasil e no Exterior. Só nas programações internacionais – com espaço para coexpositores –, o órgão teve 83% mais empresários buscando a participação conjunta, com 63 pessoas no ano passado, superando os 34 registrados ao longo de 2024.
O passeio de trem pela Serra do Mar ligando Curitiba a Morretes (no Litoral) e a BWT Operadora, que fazem parte do Grupo Serra Verde Express, serão coexpositores na Fitur deste ano.
Para Adonai Arruda Filho, diretor-geral da empresa, estar ao lado do Estado é uma chance exclusiva, pois aproxima o atrativo de um público cada vez mais presente. Dos mais de 270 mil passageiros do trem no ano passado, muitos eram estrangeiros – a expectativa é ampliar a captação de viajantes internacionais através, também, da presença em eventos no Exterior.
“Estar na feira, dentro do estande do Viaje Paraná, é estratégico para posicionar nossos produtos turísticos no mercado internacional e ampliar o diálogo com operadores, agentes e parceiros globais. Para o Trem da Serra do Mar Paranaense, é a oportunidade de apresentar o produto, alinhado à sustentabilidade e à experiência, enquanto para a BWT reforça a atuação da empresa como ponte entre destinos brasileiros e o trade internacional”, afirma Adonai.


