
Impulsionado por um volume recorde de visitantes, as empresas ligadas ao setor de turismo no Paraná acumulam uma alta de 5,5% no volume de atividades entre janeiro e novembro de 2025, no comparativo com o mesmo período de 2024. Os dados constam na mais recente Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) , divulgada nesta terça-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cujos dados para o setor são analisados de forma segmentada.
O desempenho do Paraná no último ano supera a média nacional, que foi de 5%, assim como os estados vizinhos de São Paulo (4,5%) e Santa Catarina (2,5%). Também foi maior do que estados com forte tradição turística, como Rio Grande do Norte (5,1%), Pernambuco (3,8%), Alagoas (0,7%) e Minas Gerais (-3,9%).
No comparativo entre novembro de 2025 com o mesmo mês do ano anterior, houve crescimento de 4,7% nas atividades turísticas no Paraná. A variação representa mais do que o dobro do desempenho nacional no mesmo recorte, que foi de apenas 2,1%.
Um dos fatores que ajudam a explicar o bom momento do turismo paranaense é o fluxo de turistas estrangeiros. Dados da Embratur, Ministério do Turismo e Polícia Federal apontam que 2025 foi marcado com o maior número de turistas internacionais da história do Paraná : 1.064.416 pessoas. O volume superou em 5,4% o registrado em 2019, que era o melhor ano até então, e em 16,6% o fluxo turistas estrangeiros para o Estado de 2024.
Os visitantes de outros países, somados aos de outros estados e o fluxo interno de pessoas dentro do Paraná, fizeram com que o faturamento das empresas do setor crescesse 10,5% nos 11 primeiros meses de 2025. Apenas entre novembro de 2024 e 2025 a alta foi de 8,2% no índice de receita nominal, que mede o valor total das vendas em termos monetários, incluindo os efeitos da inflação, sem ajuste de preços.
Segundo um levantamento feito pelo Viaje Paraná, órgão de promoção vinculado à Secretaria do Turismo (Setu), em parceria com os municípios, mais de 10 milhões de pessoas visitaram algum dos 42 principais atrativos turísticos do Estado no ano passado. Entre os mais visitados, estão o Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu; o Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa; e a Ilha do Mel, em Paranaguá.
MAIS EMPREGOS– Com o aumento das receitas, as empresas de turismo também estão contratando mais. Até novembro do ano passado, o Paraná registrou um saldo positivo de 7.830 empregos com carteira assinada gerados no setor , segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Para o secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos, os números refletem a consolidação do turismo como vetor estratégico da economia paranaense. “O turismo tem mostrado capacidade real de gerar emprego, renda e oportunidades em todas as regiões do Paraná. Esses dados comprovam que o setor está estruturado, crescendo de forma consistente e cumprindo um papel importante no desenvolvimento econômico e social do Estado”, afirmou.


