
Pontal do Paraná recebeu, neste sábado (10), uma nova estrutura para o armazenamento de água potável: o flexitank, uma espécie de colchão d’água gigante que comporta até 250 mil litros foi instalado no balneário Shangri-lá. Esta é mais uma estratégia adotada pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) no reforço do abastecimento às cidades do litoral paranaense, que têm um crescimento exponencial da população durante o verão, com a hospedagem de veranistas.
“Também conhecido como bag [bolsa], esse reservatório é ideal para reservar grandes volumes de água de forma temporária. De fácil transporte e hermético, preserva a qualidade da água tratada e nos auxilia a atender a alta demanda de consumo nestes meses mais quentes do ano”, explica o diretor presidente da Sanepar, Wilson Bley.
Diferente dos reservatórios tradicionais, a bag é dobrável e leve quando vazia, o que facilita imensamente o transporte e a instalação em comparação com estruturas fixas.
Geralmente fabricado em tecido flexível de PVC de alta resistência, este reservatório temporário tem costuras seladas ou soldadas, para assegurar a durabilidade.
REFORÇO DE CAMINHÕES PIPA –Além do flexitank, a Sanepar enviou, neste sábado, mais 12 caminhões-pipa para as cinco cidades do litoral atendidas pela companhia: Guaratuba, Pontal do Paraná, Matinhos, Guaraqueçaba e Morretes. Agora, uma frota de 26 veículos atua 24 horas nos pontos das cinco cidades em que é necessário reforçar a pressão nas tubulações para que a água chegue até as torneiras da população.
Esses caminhões são responsáveis por injetar água diretamente na rede para reforçar a pressão nas tubulações. O abastecimento dos veículos é feito a partir dos 21 contêineres estratégicos e, agora, também por meio do flexitank.
“Em Matinhos, temos um sistema de monitoramento em tempo real da rede de distribuição, na nossa Central de Controle de Operações. É um ambiente de alta tecnologia que aponta, em tempo real, a situação em dezenas de pontos em que instalamos sensores. ”, explica o gerente geral da Sanepar para Curitiba, Região Metropolitana e Litoral, Fábio Basso.
Quando o sistema aponta baixa pressão em um desses locais, equipes da Sanepar usam um dos caminhões para injetar um volume extra na rede da região
OPERAÇÃO VERÃO MAIOR -A Sanepar também reforçou sua operação no litoral com a contratação de 31 geradores de energia, 21 contêineres reservatórios, 130 novos pontos de telemetria nas redes de água e esgoto, além das melhorias feitas ao longo do ano nas tubulações da rede de distribuição e captação e nas estações de tratamento. A empresa está investindo R$ 22 milhões para o atendimento aos veranistas na temporada 2025/2026.


