
Vinte e sete bebês já nasceram neste início de 2026 em novas unidades da rede materno-infantil do Paraná, reflexo direto da ampliação e da abertura de maternidades no Estado. Os nascimentos ocorreram em estruturas fortalecidas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), dentro da estratégia de expansão e qualificação da assistência materno-infantil.
O Centro Materno-Infantil do Hospital Regional de Telêmaco Borba (HRTB), nos Campos Gerais, por exemplo, registrou o seu primeiro parto no dia 1º de janeiro. Já as Maternidades Municipais Papa Francisco, em Pinhais, e de Rio Branco do Sul, inauguradas há menos de três meses, fazem parte desse fortalecimento da linha de cuidado voltada às gestantes e aos bebês.
“Com estruturas modernas, equipes multiprofissionais e protocolos assistenciais atualizados, as maternidades ampliam a capacidade de atendimento e contribuem para a redução de deslocamentos das gestantes para outros municípios. Isso assegura partos mais próximos da residência das famílias”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
Desta forma, 2026 começa com novos significados para muitas famílias paranaenses. Os recém-nascidos já chegam ao mundo amparados por uma rede mais estruturada, preparada para garantir segurança, acolhimento e cuidado desde os primeiros momentos de vida.
Ravi Lucca nasceu na maternidade de Pinhais nesta primeira semana do ano. Ele é o terceiro filho de Dayane Mara Campos Rezende. Ela conta que a experiência trouxe muita tranquilidade e segurança. “Tive meus filhos Arthur Weslley e João Lucas em hospitais particulares e o Ravi também seria, mas a experiência que vivi na Maternidade Papa Francisco foi ótima. Confesso que fiquei muito surpresa quando conheci a unidade, principalmente por não imaginarmos que tão perto de casa seria inaugurado um hospital com uma estrutura tão completa”, afirma. “Que bom saber que outras famílias também terão a oportunidade de viver essa mesma experiência. Que elas sejam tão felizes quanto nós fomos”, complementou Dayane.
O QUE VEM PELA FRENTE - Além dessas novas estruturas, o Governo do Paraná investe em mais quatro unidades hospitalares na Região Metropolitana de Curitiba. Esse reforço no quadro do Sistema Único de Saúde (SUS) reúne um total de R$ 432 milhões, sendo R$ 120 milhões destinados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Estão em andamento as obras do Hospital Geral e Maternidade de São José dos Pinhais, do Hospital Geral de Colombo, assim como do HCZinho e do Pequeno Príncipe Norte, que também contam com recursos do Estado.


