
Em 2025, ano em que completou 50 anos de atividades, a Secretaria da Administração e da Previdência (Seap) registrou avanços importantes na gestão de pessoal, licitações, patrimônio e transporte oficial. Entre os destaques, a regularização em massa de imóveis públicos, que foi a maior do País; a significativa arrecadação com leilões de veículos oficiais; e a abertura de mais de 1.300 vagas em concursos públicos.
Por meio da Escola de Gestão do Paraná, a Seap atingiu uma marca histórica na capacitação dos servidores. Foram quase 100 mil certificações emitidas no ano, relativas às mais de 200 capacitações gratuitas voltadas à gestão pública.
Um passo importante rumo à modernização do trabalho dos servidores foi dada pela parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração e da Previdência, com o Google. A ferramenta passou a ser utilizada em novembro, após a Seap firmar contrato com a Celepar para implementar o Google Workspace nos diferentes setores do governo estadual. No dia 1º de dezembro de 2025, foi atingida a marca de 60 mil contas Google de servidores do Estado já ativas.
Realizada por meio da Seap, a migração para o Google Workspace, conjunto de ferramentas de produtividade e colaboração voltado para uso profissional, alcançará 26 secretarias e órgãos da administração direta, trazendo uma modernização de trabalho dos servidores públicos, com integração de aplicativos de produtividade, inteligência artificial embarcada e colaboração em tempo real entre as equipes.
O secretário da Seap, Luizão Goulart, afirma que o bom trabalho realizado pelos servidores ao longo de todo o ano garante que o Paraná siga como referência nacional em diversas frentes da administração pública. “Essa é uma Secretaria que foi se estruturando de forma sólida e consistente, e sempre buscando a modernidade, o aperfeiçoamento e a eficiência nesses 50 anos. Nosso desafio agora é continuar avançando cada vez mais. A Seap é uma secretaria meio, e é importantíssima para o bom funcionamento do Estado”, afirma.
O aniversário de 50 anos, foi celebrado com um evento em homenagem a todos que fizeram parte dessa história, e ainda incluiu a divulgação do novo vídeo institucional do órgão, produzido em outubro em parceria com a Secretaria da Comunicação (Secom).
Atualmente, a pasta conta com 458 servidores ativos. O órgão é dividido em três diretorias, nove coordenações, 31 divisões e seis núcleos setoriais. As atribuições passam pela gestão de pessoas do Estado, que é responsável pelos concursos, recursos humanos e saúde do servidor; pelo patrimônio, manejando também os documentos oficiais através do Arquivo Público do Paraná, transporte oficial; contratações públicas, organizando as licitações; e capacitação dos servidores, por meio da Escola de Gestão do Paraná.
“Tivemos um ano bem positivo e estamos num momento excelente agora. Essas marcas são a prova do bom trabalho que está sendo feito aqui por todos os departamentos, núcleos e unidades”, disse a diretora-geral da Seap, Maria Carmen Carneiro de Melo Albanske.
PATRIMÔNIO, DOCUMENTOS E TRANSPORTE- Uma das competências da Seap é a gestão dos bens do Estado, trabalho executado pela Diretoria de Gestão Patrimonial, Documental e de Transporte. Nesse setor, âmbito, a Secretaria vem estabelecendo recordes expressivos.
Em maio, o Estado realizou a maior regularização em massa do país, abrangendo 300 imóveis públicos espalhados por diferentes regiões do Estado, gerando R$ 1,8 milhão em economia. Outra marca foi a arrecadação de mais de R$ 14 milhões com leilões de veículos oficiais, a maior dos últimos cinco anos, uma prática que traz diversos benefícios ao Estado.
"Além da arrecadação para os cofres públicos, os leilões propiciam diversos benefícios para os municípios, contribuindo com a sustentabilidade e a saúde da população, ao eliminar focos da dengue e liberar espaços urbanos onde os veículos estão depositados”, afirma o secretário Luizão Goulart.
No caso das regularização, o projeto foi um amplo diagnóstico realizado pelo Departamento de Patrimônio do Estado, que mapeou imóveis e desenvolveu uma metodologia que permitiu a execução em bloco. Até então, era necessário realizar a regularização de um imóvel por vez, com abertura de licitações individuais, além de todo o processo que envolve uma série de etapas burocráticas.
Por meio do Arquivo Público do Paraná, a Seap também gere todos os documentos do Estado, e vem fazendo exposições para que a população conheça o rico acervo da instituição. Em 2025, foram seis exposições promovidas pelo Arquivo Público: “172 anos da emancipação política do Paraná”, “Raízes Paranaenses: cooperativas constroem um mundo melhor”; “Entre Eleições, Urnas e Documentos: 80 Anos do TRE-PR no Acervo do DEAP”; “Memórias do Legislativo: 171 anos de história da casa de leis do Paraná”; “Raízes Paranaenses – 170 anos do Arquivo Público do Paraná” e “Raízes Paranaenses: A Conquista do Feminino”.
GESTÃO DE PESSOAS- A Seap é responsável pela gestão de pessoas, bem considerado como o mais importante do Governo do Estado. Através do trabalho realizado pela Diretoria de Gestão de Pessoas, Previdência e Saúde do Servidor, a Secretaria reafirma o compromisso do Estado em qualificar cada vez mais o serviço público.
Em 2025, foram abertas mais de 1.300 vagas de concursos públicos. Também foi efetuado o aguardado reajuste salarial dos professores. Os trabalhos do órgão têm como prioridade garantir que os servidores estejam bem assistidos, realizando mais de 600 mil atendimentos no Sistema de Assistência à Saúde (SAS).
ECONOMIA PARA ÓRGÃOS PÚBLICOS– Por meio da Diretoria de Operacionalização para Contratações, os serviços da Seap também garantem que todos os órgãos da administração pública tenham acesso a serviços pelo melhor preço, cuidando das licitações do Estado. Nos últimos meses, o órgão efetuou a licitação para o programa de agenciamento de viagens, com previsão de economia de R$ 19 milhões nos próximos dois anos.
Os trabalhos da Seap nessa área não se restringem às entidades estaduais. Com o novo programa Integra Paraná, o Governo Paraná disponibiliza o sistema eProtocolo – de gestão de documentos oficiais – para todas as 399 prefeituras paranaenses. Até o mês de dezembro, quase 200 prefeituras já haviam dado início ao processo de adesão ao programa.
As adesões às Atas de Registro de Preços tem propiciado economia não só ao Estado e municípios, mas também a instituições como a Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), o Governo do Estado de São Paulo e a Universidade de São Paulo (USP), que utilizam esse serviço.


