
Com o tempo de 8 horas, 50 minutos e 27 segundos, o Paraná manteve a terceira posição no ranking dos estados mais rápidos para abrir uma empresa. Segundo o relatório da Junta Comercial do Paraná (Jucepar) , foram analisados 5.658 processos em novembro. No Brasil, a média nacional foi de 1 dia e 1 hora, o que representa 17 horas a mais que o desempenho paranaense, considerando a movimentação de 70.677 processos no período.
No relatório de novembro, o Estado registrou um aumento de 45 minutos e 20 segundos na média de tempo em relação ao mês anterior. Isso decorreu em resultado das etapas municipais de viabilidade (viabilidade total e locacional), que registraram acréscimo de 24 minutos cada. Ambas as fases representam a maior parte do fluxo de abertura, tendo um peso maior no resultado final. Ainda assim, o Paraná segue sendo destaque entre os estados com o melhor tempo.
Em contrapartida, a etapa de viabilidade de nome apresentou melhora, com redução de 41 segundos no tempo médio e subindo uma posição no ranking. De acordo com o relatório, um paranaense leva 2 minutos e 31 segundos para verificar a disponibilidade do nome empresarial no Estado.
No topo do ranking, Sergipe lidera com tempo de 3 horas e 47 minutos, totalizando apenas 462 processos, apresentando uma diferença de 5.196 processos em relação ao Paraná. Em segundo lugar o Piauí segue com 6 horas e 37 minutos e 642 processos. Completam o grupo dos cinco estados mais rápidos, após o Paraná, o Espírito Santo, com 10 horas e 34 minutos para 1.521 processos; e Tocantins, com 10 horas e 59 minutos para 426 processos.
O Paraná também permaneceu em terceiro lugar na quantidade de registros de processos no país, sendo ultrapassado por São Paulo, com 25.356 processos e Minas Gerais, com 7.344. O impacto se torna mais significativo considerando que esses dois estados possuem as maiores populações do país, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O Tempo de Abertura de Empresas na Junta Comercial do Paraná (Jucepar) refere-se ao período necessário para concluir o processo de registro empresarial. O tempo é variável, porém, a Jucepar tem se destacado cada vez mais com a agilidade e a facilidade burocrática. O tempo total leva em consideração o tempo na etapa de viabilidade, na validação cadastral e na efetivação do registro, com a obtenção do CNPJ. Não são considerados os tempos de inscrições municipais ou estaduais e nem a obtenção de licenças para o funcionamento do negócio.


