11°C 23°C
Maringá, PR
Publicidade

Comissão aprova abril como o mês da conscientização sobre o Parkinson

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta quarta-feira (3) proposta da Câmara dos Deputados estabelecendo que abril seja definido como o m...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Senado
03/05/2023 às 10h35
Comissão aprova abril como o mês da conscientização sobre o Parkinson
Relator, Styvenson lembra que a doença é crônica, progressiva e degenerativa" alt="" - Foto: MMULLER

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta quarta-feira (3) proposta da Câmara dos Deputados estabelecendo que abril seja definido como o mês da conscientização sobre o Mal de Parkinson e que a tulipa vermelha torne-se o símbolo da campanha. O projeto foi relatado no colegiado pelo senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) e segue agora para análise do Plenário.

Autor do PL 2.730/2020 , o então deputado Ricardo Izar (SP) relaciona oito objetivos da proposta, entre eles divulgar o tema na comunidade para melhorar os índices de diagnóstico precoce; estimular profissionais a contribuírem com o aumento da qualidade de vida dos doentes e o retardamento dos sintomas; e estimular universidades públicas e privadas a desenvolverem terapias.

Styvenson lembra que a doença de Parkinson é uma enfermidade crônica, progressiva e degenerativa que afeta funções vitais do corpo, como os movimentos e o equilíbrio, resultando em lentidão na mobilidade, tremores, diminuição dos reflexos e alterações do sono, entre outros sintomas.

O Parkinson compromete o sistema nervoso central, dificultando ou impedindo a transmissão de informações entre as células nervosas, o que causa os sintomas.

— Aproximadamente 1% dos indivíduos acima de 65 anos de idade são acometidos pelo quadro, que ainda não tem cura, restando aos pacientes tratamentos alternativos, paliativos e experimentais — expôs o relator.

Em 1817, o médico britânico James Parkinson publicou a primeira descrição detalhada do distúrbio, na época chamado de “paralisia agitante”, o que levou a comunidade científica a dar o nome do médico à doença. A escolha do mês remete ao Dia Mundial da Doença de Parkinson, em 11 de abril, data de aniversário de James Parkinson, e a tulipa vermelha já é usada como símbolo da doença.

— O projeto vai contribuir para a conscientização da população acerca do tema e para a promoção da qualidade de vida dos portadores da Doença de Parkinson — disse o relator.

A senadora Zenaide Maia (PSD-RN) afirmou que é importante dar visibilidade aos sintomas da doença.

— É uma doença que toda a sociedade tem de ter um olhar diferenciado para todos os sintomas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Maringá, PR
11°
Tempo limpo
Mín. 11° Máx. 23°
10° Sensação
2.53 km/h Vento
76% Umidade
100% (18.3mm) Chance chuva
07h09 Nascer do sol
17h50 Pôr do sol
Terça
16°
Quarta
16°
Quinta
18°
Sexta
18° 14°
Sábado
23° 15°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Economia
Dólar
R$ 5,15 +0,00%
Euro
R$ 5,91 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 349,611,17 +1,43%
Ibovespa
168,333,61 pts 0.03%
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada
Publicidade