10°C 15°C
Maringá, PR
Publicidade

Laércio destaca projeto que obriga concessionária a combater desperdício de água

O senador Laércio Oliveira (PP-SE) destacou em pronunciamento nesta quinta-feira (9) a importância do projeto de lei (PL 175/2020), que obriga as c...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Senado
09/03/2023 às 14h15

O senador Laércio Oliveira (PP-SE) destacou em pronunciamento nesta quinta-feira (9) a importância do projeto de lei (PL 175/2020), que obriga as concessionárias de água e esgoto a prevenir o desperdício e aproveitar as águas de chuva e as chamadas águas cinzas. O texto, apresentado por ele quando ainda era deputado, impõe às empresas a responsabilidade de corrigir falhas, evitar vazamentos e perdas, aumentar a eficiência e fiscalizar o sistema de distribuição para combater as ligações irregulares.

O Plenário aprovou o projeto na manhã desta quinta-feira. Antes da votação, Laércio Oliveira defendeu que todas as edificações tenham sistema integrado de captação de agua da chuva e a reutilização das águas servidas, as chamadas águas cinzas, aquelas descartadas por pias, ralos, máquinas de lavar e chuveiros e que podem ser utilizadas para outras atividades.

— O aumento da população e do consumo doméstico industrial, as mudanças climáticas, a redução no nível das águas de rios e lagos, a poluição dos mananciais e a alteração do regime de chuvas são hoje realidades incontornáveis. O racionamento já faz parte do dia a dia de inúmeras localidades brasileiras, e o aumento da oferta de água requer o uso de novas fontes, que estão cada vez mais raras e mais distantes — disse.

Ele explicou que, o reaproveitamento das águas pluviais e das águas servidas serve à coleta e ao tratamento de esgotos; à irrigação de jardins; à lavagem de calçadas; pisos e veículos e também à manutenção de lagos artificiais e chafarizes de parques, praças e jardins. A medida também favorece o controle da poluição de córregos, rios e lagos; promove a preservação dos mananciais hídricos e auxilia no combate à possibilidade de inundações.

— É muito mais do que passada a hora de investirmos em uma política racional de governança dos recursos hídricos. É hora de reaproveitar a água consumida e minimizar os desperdícios. É hora de preservar nossos mananciais para que o Brasil, o nosso país, que detém 12% de toda a água potável do planeta, não venha também a sofrer o déficit de abastecimento — concluiu.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Maringá, PR
12°
Tempo nublado
Mín. 10° Máx. 15°
12° Sensação
3.56 km/h Vento
97% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
07h09 Nascer do sol
17h50 Pôr do sol
Quarta
15°
Quinta
18°
Sexta
16° 14°
Sábado
17° 14°
Domingo
23° 15°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Economia
Dólar
R$ 5,14 +0,02%
Euro
R$ 5,87 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 346,892,90 -0,90%
Ibovespa
170,370,38 pts 1.21%
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada
Publicidade