10°C 15°C
Maringá, PR
Publicidade

Para Márcio Bittar, governo deve olhar para situação ianomâmi 'sem ideologia'

O senador Márcio Bittar (União-AC) destacou, em pronunciamento em Plenário nesta terça-feira (28), a situação do povo ianomâmi, que enfrenta uma gr...

Redação
Por: Redação Fonte: Agência Senado
28/02/2023 às 21h10
Para Márcio Bittar, governo deve olhar para situação ianomâmi 'sem ideologia'
Waldemir Barreto/Agência Senado

O senador Márcio Bittar (União-AC) destacou, em pronunciamento em Plenário nesta terça-feira (28), a situação do povo ianomâmi, que enfrenta uma grave crise sanitária e humanitária. Para o senador, é necessário que as autoridades olhem para o problema do povo ianomâmi sem ideologia, para identificar que "o erro está no fato de o Brasil proibir os índigenas de utilizarem todo o potencial de suas terras". 

— É de se estranhar que uma comunidade pequena, que mora numa área que é do tamanho de Pernambuco, esteja passando fome em cima de riquezas. (...) Infelizmente hoje o Norte ganhou do Nordeste: é a região mais pobre do país. Até quando o Brasil vai permitir passivamente que essa região, riquíssima em potencial, sustente os piores índices de desenvolvimento humano? Peguem saneamento básico: o Norte não tem 8% de saneamento básico, de esgoto! O meu estado não tem 50% de água tratada! — questionou.

O senador lembrou que existe uma ideia antiga para que os povos indígenas possam fazer o mesmo que os indígenas norte-americanos fazem: "explorar os recursos naturais de suas terras". Ele também observou, que para evitar a destruição dessas comunidades, o Brasil deve "mudar a legislação para regulamentar a extração de ouro e minério da região de forma legal, gerando emprego e renda para o Brasil país".

Bittar ainda ressaltou o que considera a "hipocrisia" dos países que se dizem preocupados com as questões ambientais e climáticas da Amazônia. Ele citou como exemplo França, Alemanhã e Noruega. Para ele, a preocupação dessas nações é apenas econômica:

— (...) há uma multinacional norueguesa que explora na Amazônia, uma das maiores mineradoras do mundo, que recebeu uma isenção no Brasil de R$ 7,5 bilhões, e deu para o Fundo Amazônia R$ 1 bilhão. E há quem aqui no Brasil aplauda a Noruega, como se estivesse fazendo um grande serviço ao paí.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Maringá, PR
10°
Tempo nublado
Mín. 10° Máx. 15°
10° Sensação
2.43 km/h Vento
98% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
07h09 Nascer do sol
17h50 Pôr do sol
Quarta
15°
Quinta
18°
Sexta
16° 14°
Sábado
17° 14°
Domingo
23° 15°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Economia
Dólar
R$ 5,14 +0,02%
Euro
R$ 5,87 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 343,376,41 -1,90%
Ibovespa
170,370,38 pts 1.21%
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada
Publicidade