Educação Ensino Superior
Medicina da UEL é primeira universidade pública do Paraná a ter selo de Acreditação do CFM
Acreditação de Escolas Médicas do Conselho Federal de Medicina (SAEME) do Conselho Federal de Medicina (CFM) é conferido a graduações que comprova...
09/02/2026 17h31
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

O curso de Medicina da Universidade Estadual de Londrina (UEL) acaba de ser incluído na seleta lista do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (SAEME) do Conselho Federal de Medicina (CFM) conferido a graduações que comprovam qualidade, com foco na melhoria contínua do ensino. A certificação ocorreu no final do mês passado, resultado de um processo iniciado em 2024 e que incluiu uma autoavaliação detalhada da infraestrutura como salas, laboratórios e conteúdo repassado aos alunos e posteriormente, uma visita de uma equipe que veio ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) para comprovar as informações.

A Acreditação do SAEME é reconhecida pela World Federation for Medical Education (WFME) e representa um selo de padrão internacional, essencial para egressos que desejam atuar no exterior. A UEL é a primeira Universidade pública do Paraná a obter a certificação. De acordo com o portal do Sistema de Certificação, apenas 11 Universidades do sul do país estão contempladas.

Segundo os professores Zuleica Naomi Tano (Coordenadora do Colegiado de Medicina) e Leandro Diehl (Coordenador do Núcleo Docente Estruturante), a principal vantagem dessa nova certificação é oportunizar aos jovens médicos a possibilidade de experiências profissionais ou acadêmicas no exterior, como integrar Programas de Pós-graduação ou a validação do diploma em outros países. Eles acrescentam que o selo comprova a formação de profissionais competentes, alinhados com as diretrizes nacionais e o exercício profissional ético.

ATESTA A QUALIDADE- Para os professores, a acreditação do SAEME atesta a qualidade do curso e comprova a capacidade profissional dos alunos. Foram avaliados cinco itens considerados essenciais – Gestão Educacional, Programa Educacional, Corpo Docente, Corpo Discente e Ambiente Educacional.

O selo SAEME é reconhecido pela World Federation for Medical Education (WFME) por 10 anos, permitindo que egressos de escolas credenciadas se submetam a exames em países como nos EUA e Canadá.

No mês passado o curso de Medicina da UEL foi considerado Muito Bom, obtendo o conceito 4, no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) do Ministério da Educação (MEC). Criado em 1965, por Decreto Estadual, a graduação foi integrada à estrutura da UEL oficialmente em 1970. Desde então é referência histórica em ensino, pesquisa e atendimento em saúde pública no Paraná.

APOIO- Para a Pró-reitora de Graduação da UEL, professora Ana Márcia Fernandes Tucci de Carvalho, a acreditação significa o reconhecimento formal da qualidade do Curso de Medicina. “Também sinaliza que a Universidade, com toda sua estrutura de apoio acadêmico e pedagógico, atende a requisitos de padrões de qualidade internacionais e que tem competência para realizar o seu papel de modo eficaz e seguro na formação de Médicos”, afirma.

Para os estudantes, continua Tucci de Carvalho, a acreditação é um selo de qualidade a mais para a graduação, podendo facilitar o processo de aplicação nacional e internacional dos egressos, tanto para programas de Residência Médica, Mestrados, Doutorados e para validação do diploma fora do nosso País. A professora ressaltou ainda que outras instâncias da Universidade contribuíram para o processo de acreditação da Medicina, como a Comissão Própria de Avaliação (CPA), Pró-reitorias de Extensão, Cultura e Sociedade (Proex) e de Pesquisa e Pós-graduação (Proppg), Gabinete da Reitoria, gestores de saúde do município e até lideranças comunitárias

Coube à Pro-Reitoria de Gradução fazer a intermediação, logística, acompanhamento e apoio durante o processo de acreditação do curso.