Turismo Turismo
Folia, descanso ou natureza: Carnaval no Paraná tem atrações para todos
O Carnaval está se aproximando e o setor do turismo paranaense já se prepara para o grande fluxo de visitantes que devem chegar aos municípios. No...
03/02/2026 16h22
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

O Carnaval está se aproximando e o setor do turismo paranaense já se prepara para o grande fluxo de visitantes que devem chegar aos municípios nos próximos dias. Neste ano, a festa é comemorada oficialmente a partir do sábado (14) até a terça-feira (17). Aos que vão visitar o Paraná nesta época, há diversos lugares e atrativos para aproveitar a festividade no Estado, do tradicional ao alternativo, em meio à folia ou descansando na natureza.

A Capital é um dos destaques. A expressão “Curitiba não tem Carnaval” envelheceu, até porque as festividades na cidade seguem em alta a cada edição – e 2026 também promete ser de movimento intenso. Serão desfiles de escolas de samba e atividades que atraem famílias e turistas às ruas, movimentando hotéis, restaurantes, bares e demais serviços.

Neste ano, as escolas Mocidade Azul, Imperatriz da Liberdade, Acadêmicos da Realeza, Enamorados do Samba e Deixa Falar disputam o título do grupo especial nas noites de sábado (14) e domingo (15), na Rua Marechal Deodoro, no Centro.

São esperadas mais de 50 mil pessoas durante os dois dias de evento e a expectativa é superar os dados registrados durante o Carnaval de 2025, que trouxe grande faturamento a estabelecimentos e altas taxas de ocupação na rede hoteleira.

FOLIA TRADICIONAL– Outra celebração bem popular e tradicional no Paraná é o Carnaval de Tibagi, nos Campos Gerais, entre 13 e 17 de fevereiro, na Praça Edmundo Mercer, em frente à Prefeitura, e encerramento especial na Orla. A programação completa reúne atrações musicais, matinês, corso carnavalesco e shows nacionais e locais.

A abertura oficial ocorre na sexta-feira (13), com roda de samba e show, marcando o início das festividades. No sábado, a programação inclui matinê infantil e atrações musicais, em dois palcos. No domingo terá matinê da melhor idade, apresentações artísticas, além do tradicional Corso, que percorre as ruas do município. A segunda-feira segue com shows e apresentações musicais e o encerramento acontece na terça-feira de Carnaval, dia 17, com uma tardezinha na Orla, com samba e pagode.

Na região Norte, o Carnaval de Londrina ocupa o Anfiteatro do Zerão, região central da cidade, com shows nos dias 14 e 15, além de praça de alimentação e outras atividades disponíveis do dia 13 até 17. Em Maringá, no Noroeste, a folia acontece do Parque do Ingá, de 14 a 17, com diversas atrações musicais ao público – para as crianças, haverá matinês infantis no Parque do Japão.

No Oeste, Cascavel terá o Carnaval na Praça 2026, no dia 14, na Praça Wilson Joffre, com atrações e celebração para toda família, inclusive às crianças. Na região Central, Guarapuava terá atrações do dia 15 até 17, ocupando o Aterro do Lago e Parque do Lago, com matinês, shows musicais, rodas de samba e desfiles.

Também acontecem outras festas e folias ao redor do Estado, em diversas regiões. As programações movimentam municípios como Floraí, Vera Cruz do Oeste, Siqueira Campos e Marilena, com atividades especiais, desfiles, shows e opções voltadas à família.

LITORAL EM FESTA– No Litoral, Antonina tem uma das festas de Carnaval mais tradicionais do Brasil. Com mais de 100 anos de história, a cidade adota para este ano o tema oficial “Carnaval por Natureza”, celebrando a riqueza do patrimônio natural do município. A programação é extensa, do dia 13 a 17, com diversos blocos, escolas de samba, desfiles e atividades. Saiba mais sobre a história do Carnaval de Antonina AQUI.

Em Matinhos, serão atrações em diversos balneários, com passagens de trios elétricos dos dias 14 a 16, além de desfiles e fanfarras como o Caiobanda, Matinbanda, Carnafolia e Ressacão de Carnaval, nos dias 14, 15, 16 e 20.

Paranaguá começa cedo suas festividades de Carnaval. Já no próximo dia 6 está marcada a abertura da programação, com concursos e apresentação das escolas de samba que vão desfilar neste ano. A partir do dia 7 já começam diversas atrações – incluindo o tradicional Banho de Mar à Fantasia, que chega a sua 75ª edição e será no dia 8. A folia completa se estende até 17 de fevereiro.

Pontal do Paraná terá programações em diversos pontos do município e balneários, de 13 a 17, com bandas, matinês, blocos e farras. Morretes e Guaraqueçaba também contarão com programações festivas, com os tradicionais carnavais populares e de rua.

NA TERRA DAS CATARATAS– Quem vai passar o Carnaval em Foz do Iguaçu, no Oeste, não fica trancado no quarto do hotel. Além dos diversos passeios e roteiros consolidados, a Terra das Cataratas também vai contar com programações especiais da época em alguns de seus principais atrativos.

No Parque Nacional do Iguaçu, onde estão localizadas as famosas Cataratas do Iguaçu – uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo – o horário de visitação será ampliado durante o Carnaval. Além disso, durante os quatro dias, haverá música ao vivo, pintura facial, oficina de pintura em máscaras com artistas locais e outras atividades.

A Itaipu Binacional promove nos dias 15 e 16 de fevereiro o Itaipu Sunset, uma experiência que combina música, gastronomia e contemplação do pôr do sol no Mirante do Vertedouro, uma das principais paradas da visita Itaipu Panorâmica. A ação acontece das 17h30 às 20h e integra a programação dedicada ao Carnaval.

O Parque das Aves, no dia 17, convida o público a unir lazer, natureza e conscientização ambiental em meio à Mata Atlântica. A ação “Carnaval Legal para Todos” é uma experiência de sensibilização interativa, que estimula reflexões sobre consumo consciente, uso de materiais sustentáveis e os impactos ambientais do período festivo. A iniciativa reforça o papel do Parque e oferece aos visitantes uma forma de celebrar a data de maneira leve, informativa e alinhada à conservação.

Foto: Reprodução/Secom Paraná
Foto: Viaje Paraná

Foto: Reprodução/Secom Paraná
Foto: Prefeitura de Antonina

ALTERNATIVOS– Na Capital, popular por seus festejos diferenciados, a Zombie Walk é o destaque. No dia 15 de fevereiro, a partir das 9h, na Praça Osório, os mortos-vivos e personagens da cultura pop tomam conta das ruas da Capital. Famosa por reunir milhares de pessoas fantasiadas – incluindo turistas –, o evento chega a sua 17º edição e espera superar o público registrado do ano passado, atingindo 35 mil pessoas.

Ainda em Curitiba, outras opções alternativas – porém consolidadas – são: o Psycho Carnival, que completa seus 25 anos de história com evento para amantes da música urdergound, no Jokers Pub, de 12 até 16 de fevereiro; enquanto no dia 14 acontece o Carnaval Nerd, com concentração na Praça Zacarias, a partir das 10h, e desfile pela Rua Marechal Deodoro até a Rua Dr. Faivre.

Outra opção é o Gabaon, conhecido como Carnaval Católico, do dia 14 a 17, no Viasoft Experience, reunindo fiéis e pessoas em busca de aproveitar a folia sem deixar de lado a religiosidade.

EM MEIO À NATUREZA– Em Morretes, o Ekôa Park, localizado dentro da Grande Reserva Mata Atlântica – o maior remanescente preservado do bioma no mundo – vai operar com horários ampliados durante o Carnaval e também terá programações especiais. O parque abre de quinta a terça-feira (12 a 17), com oficinas temáticas diárias, atividades educativas e vivências ao ar livre incluídas no ingresso.

Já em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, o Parque Estadual Vila Velha é uma alternativa para quem busca aproveitar o feriadão em contato com a natureza , deixando de lado o grande movimento dos blocos tradicionais. Além dos atrativos permanentes, como os arenitos, arvorismo e afins, dos dias 14 a 16, os visitantes poderão aproveitar música ao vivo com artistas regionais, recreação infantil, balão estacionário e momentos de lazer em áreas especialmente preparadas para piqueniques em família.