Saúde Saúde
Nova unidade de coleta de sangue em Londrina recebe doadoras nos primeiros minutos de abertura
Inaugurada pelo Governo do Estado na última quinta-feira (29), a nova Unidade de Coleta Central (UCC), vinculada ao Hemocentro Regional de Londrin...
02/02/2026 17h22
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

A Unidade de Coleta Central (UCC) do Hemocentro Regional de Londrina iniciou as atividades nesta segunda-feira (02), às 8h, e logo nos primeiros minutos de funcionamento já recebeu seus primeiros doadores.

A primeira doação do dia foi feita por Kenia Flois, de 44 anos, estudante de Geografia da Universidade Estadual de Londrina. Moradora de Sertanópolis, ela veio até a cidade especialmente para fazer a doação. Já doadora do Hemocentro, ela destacou que a localização da nova unidade facilitará o seu deslocamento e deve contribuir para que mais pessoas consigam manter o hábito de doar sangue.

“Eu doo há bastante tempo. Vi que os estoques do meu tipo sanguíneo, sou O-, estavam baixos e que a unidade iria abrir, aí vim doar. Aqui ficou chamativo, as pessoas vêm para o centro, sabem que tem um hemocentro perto e podem se interessar em fazer a doação também”, disse Kênia.

a sequência, Cristina Ávila, servidora da UEL, aproveitou a abertura da nova unidade para fazer sua doação. Assim como Kenia, ela também já é doadora, e ressaltou que a localização central torna o acesso mais prático para ela e pode incentivar a participação de novos doadores. “Eu já doava no Hemocentro da zona leste, mas lá ficava um pouco longe pra mim, aqui vou conseguir vir com mais facilidade”, destacou.

“A Unidade de Coleta no Centro de Londrina, que é uma extensão do Hemocentro do Hospital Universitário, é mais um serviço que Londrina ganha, ofertado para que os doadores tenham uma opção mais fácil de doação de sangue próximo de casa”, destacou o coordenador do Hemocentro Regional de Londrina, Fausto Trigo.

“Esperamos aumentar o número de doações, que hoje está na casa de 1.600 bolsas ao mês no Hemocentro do HU, para algo em torno de 2.500 doações ao mês, com isso contribuindo para a provisão de sangue de todos os hospitais da 17ª Regional de Saúde e provisão de sangue a hospitais de outras regionais de saúde do Paraná", acrescentou.

ESTRUTURA- Inaugurada pelo Governo do Estado na última quinta-feira (29) , a nova Unidade de Coleta Central (UCC), vinculada ao Hemocentro Regional de Londrina, amplia a capacidade de coleta e fortalece a rede pública de hemoterapia no Norte do Paraná. Com investimento total de R$ 1,64 milhão, a UCC conta com quatro cadeiras de coleta e capacidade estimada para produzir cerca de 120 bolsas de sangue por dia, o que representa uma projeção mensal superior a mil bolsas, garantindo um aumento de 60% na capacidade atual de coleta do Hemocentro do Hospital Universitário da UEL.

A estrutura conta com uma equipe multiprofissional formada por médico, enfermeiros, técnicos de laboratório e de enfermagem, assistente social, bioquímico e auxiliar administrativo, além de equipes de apoio nas áreas de segurança, transporte e limpeza.

A nova estrutura está localizada na Rua Hugo Cabral, nº 677 e integra o Complexo do Hospital, fazendo parte da Rede Hemepar. Com arquitetura adequada às normas sanitárias, a unidade representa uma ampliação do acesso à doação de sangue e no atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).