Cultura Cultura
Fórum discute fortalecimento da produção cultural local e elege delegados para evento nacional
Duzentos representantes de Pontos e Pontões de Cultura de todas as regiões do Estado participaram do TEIA/Fórum Cultura Viva Paraná 2026. Delegado...
02/02/2026 16h36
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

O TEIA/Fórum Cultura Viva Paraná 2026, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, contou com palestras, grupos de trabalho para discussões sobre a maior valorização e visibilidade da produção cultural local, além da eleição dos 30 delegados que vão representar o Paraná no fórum nacional. O encontro aconteceu de sexta-feira a domingo (30/01 a 01/01), em Guarapuava. Participaram 200 representantes de Pontos e Pontões de Cultura de todas as regiões do Estado.

O evento, que teve como objetivo fortalecer a rede estadual de Pontos e Pontões de Cultura, o fomento à gestão compartilhada das políticas públicas e a consolidação da Política Estadual de Cultura Viva, também foi um espaço para discutir os desafios e avanços em torno da Política Nacional de Cultura Viva e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). As propostas serão discutidas em nível nacional no 5º Fórum Nacional de Pontos de Cultura (FNPDC) e na 6.ª TEIA Nacional.

“Foi um importante momento de descentralização, reunindo ponteiras e ponteiros de todo o Paraná em uma construção coletiva, cujas propostas serão encaminhadas para o debate em nível nacional.” afirma Luciana Casagrande, secretária de Estado da Cultura.

“O evento foi uma experiência emocionante, marcada por muito aprendizado e trocas, que fortaleceu o processo de reestruturação da Política Nacional Cultura Viva e das políticas públicas voltadas aos Pontos e Pontões de Cultura”, compartilha Laura Haddad, diretora de Apoio, Fomento e Incentivo à Cultura da SEEC.

Ela explica que Fóruns e Teias de Pontos de Cultura são encontros de articulação e celebração para grupos culturais que desenvolvem ações comunitárias, conforme previsto na Política Nacional de Cultura Viva. Os encontros visam promover a organização e a troca de experiências e a visibilidade da produção cultural local.

“Pontos e Pontões são iniciativas da sociedade civil reconhecidas e apoiadas pela Política Nacional de Cultura Viva. Elas visam fortalecer a cultura local e comunitária. Por exemplo, coletivos de hip hop, quilombolas, artesãos, linguagens artísticas diversas, dentre outros”, disse Laura.

NA PRÁTICA – Na sexta-feira (30), representantes dos Pontos e Pontões de Cultura de todo o Estado aprovaram o regimento que regulamenta a realização do TEIA/Fórum e do I Fórum Estadual de Pontos de Cultura do Paraná 2026, que recebeu contribuições e apontamentos dos representantes. No total, o Paraná conta com aproximadamente 400 Pontos de Cultura.

A secretária da Cultura de Guarapuava, Rossana Campello Manfredini, entregou certificados a ponteiros e ponteiras em nome da Secretaria de Estado. Além de reconhecer o desenvolvimento e articulação de atividades culturais em suas comunidades, o documento representa a contemplação por editais de Premiação de Pontos de Cultura da PNAB, que garantirá recursos para que o trabalho destas lideranças se fortaleça ainda mais.

O investimento total supera R$ 1 milhão. Os recursos são provenientes dos Editais 002/2024 e 006/2024 da PNAB - Ciclo I.

O sábado (31) foi marcado pela palestra de Leandro Anton, coordenador-geral de Articulação da Cultura Viva do Ministério da Cultura. A conversa centrou-se no tema “Pontos de Cultura pela Justiça Climática”, que norteou as discussões do evento.

Os participantes se dividiram em Grupos de Trabalho que abordaram os eixos Plano Nacional Cultura Viva para os próximos 10 anos, Governança da Política Nacional de Cultura Viva e Cultura Viva, Trabalho e Sustentabilidade da Criação Artística. As propostas elaboradas a partir destes diálogos serão sistematizadas e encaminhadas para discussão em âmbito nacional.

No último dia, os participantes elegeram a delegação que representará o Paraná no Fórum Nacional de Pontos de Cultura e TEIA Nacional. No total, são 30 ponteiros e ponteiras que estarão encarregados de apresentar as propostas formuladas durante este final de semana para deliberação entre representantes de todo o Brasil.

Foram eleitos também os 16 representantes das macrorregiões que passarão a compor a Comissão Estadual.

Todos os dias de evento contaram com apresentações e intervenções artísticas, além de intenso contato e intercâmbio de experiências entre os participantes. Helen Mello é cantora, multi-instrumentista e deficiente visual, integra o Ponto de Cultura Associação de Apoio ao Desenvolvimento Desportivo e Sociocultural (Adesc).

Ela fez duas apresentações de voz e violão no decorrer dos encontros, e relata que se sentiu acolhida pelos colegas. “Estou muito contente de estar aqui. Está sendo ótimo, as pessoas estão participando e interagindo”, disse.

Além de Hellen, houve apresentação também do Grupo de Capoeira Guerreiro dos Palmares, do Coletivo Batalha do Lago, da Congada da Lapa, do grupo indígena JÓGÓG e do grupo de percussão Batuque do Quilombo.