O sábado (31) foi dia de muito modão no palco do Verão Maior em Pontal do Paraná, no Litoral do Estado, com duas duplas sertanejas clássicas fazendo 32 mil pessoas dançarem e cantarem junto no Centro de Eventos Marisol. Um dos principais nomes do sertanejo da década de 1990, Gian & Giovani subiu ao palco às 20h para apresentar seus sucessos. Na sequência, foi a vez de Teodoro & Sampaio divertir o público não apenas com suas músicas, mas também com as piadas e brincadeiras que fazem durante o show.
Naturais de Franca, no interior de São Paulo, é a primeira vez que os irmãos Gian & Giovani se apresentam no Verão Maior Paraná, mas lembram do carinho com que o Estado os recebeu desde o início da carreira. Hoje são 35 anos de sucesso e mais de 10 milhões de discos vendidos.
“O Paraná é praticamente uma segunda casa para nós. Temos um carinho muito especial pelo Estado porque, desde que lançamos nosso primeiro disco, fizemos muitos shows no Norte do Paraná”, contou Gian.
“E agora, uma região que estamos conquistando a passos largos é a parte das praias do Paraná. Que verão maravilhoso. Parabéns a toda a galera que está organizando esse evento maravilhoso, que nos convidou para estar com vocês hoje aqui. Estamos muito felizes", completou.
“Depois do nosso estado, que é São Paulo, o primeiro lugar que abraçou a nossa vida e a nossa carreira foi o estado do Paraná. Estamos muito felizes em fazer parte da história de tantas pessoas daqui, que sempre cantam nossas músicas em coro”, destacou Giovani.
Abrindo o show com “Faz de conta", a dupla trouxe ao palco muitos clássicos da carreira, como “Mil corações” e a incontestável "O Grande Amor da Minha Vida (Convite de Casamento)". O repertório também trouxe sucessos de outras duplas sertanejas, mas também novidade. Eles apresentaram ao público de Pontal uma nova música que será lançada em março e foi feita pela dupla para as irmãs Maiara & Maraísa.
Luciana Vieira, de 43 anos, é paciente oncológica e está em tratamento paliativo. Ela tem aproveitado cada momento da vida para realizar sonhos. Um deles era conhecer de perto a dupla, de quem é fã desde criança. "Nesse último tratamento que eu tenho feito, estou realizando todos os meus sonhos. Um deles é tirar uma foto com Gian & Giovani, que inclusive contribuíram financeiramente com uma campanha que fiz", contou.
“Eu acompanho eles nos rodeios, já vi em Goiás, São Paulo, Rio. Sigo no Instagram, no Spotify, em tudo. Minha mãe, que já faleceu, também era muito fã, aprendi a gostar com ela, então eles têm sido um suporte psicológico também na minha vida”, disse.
A vendedora Jocelma de Almeida deixou as vendas na praia de Ipanema um pouco de lado para estar cedo em frente ao palco para esperar pela dupla. Ela é tão fã que influenciou na escolha do nome de dois afilhados, batizados em homenagem a Giovani. “Mesmo com a perna machucada eu tive que vir ver eles. Não podia perder, eu acompanho eles desde sempre pela televisão, rádio e discos de vinil, mas é a primeira vez que vou ver ao vivo, e perto da minha casa. É muita emoção ter uma oportunidade dessas”, disse.
TEODORO & SAMPAIO– E a festa bem familiar, que reuniu desde crianças até idosos para curtir os clássicos sertanejos, contou com os também irmãos Teodoro & Sampaio, que fizeram um show divertido, com muita música raiz. Confirmada na última semana para o show em Pontal, a dupla paranaense, que tem mais de 40 anos de estrada, ganhou o Brasil com clássicos como "Pitoco” e “Mulher Chorona”, mas é a primeira vez que participam do Verão Maior.
“A gente está empolgado em tocar aqui pela primeira vez, reunindo um público grande e um povo que gosta muito da gente e é caloroso, é muito gostoso. Nosso show é alegre, dançante e só tem sucesso que o povo gosta”, disse Teodoro.
No repertório de Teodoro & Sampaio e da banda Paixão Proibida, que os acompanha Brasil afora, não faltaram sucessos como “Vestido de seda”, “É mentira dela”, “A gostosona” e “O garanhão da madrugada”, além de clássicos do gênero como “Boate azul”. Mas a dupla também surpreendeu com um cover de “Anna Júlia”, da banda de rock carioca Los Hermanos. Teodoro também trouxe ao palco para cantar junto seu filho Marcelo Teodoro.
Em quatro décadas, já foram 35 discos, o último lançado em 2021, em celebração aos 40 anos de história. Dos 35 discos, 24 ganharam versão ouro e dois de platina, sucesso explicado com os expressivos mais de 6,5 milhões de discos vendidos ao longo da carreira. E eles também se mantêm relevantes nas plataformas digitais, com mais de 2 milhões de ouvintes mensais no Spotify.
A operadora de máquina Lucilene Gonçalves Inácio, de 42 anos, começou a ouvir a dupla com o avô e os tios, gosto que passou também para a filha, e no sábado chegou cedo para ver os ídolos de perto. “É uma paixão que atravessa gerações. Eu já tive a oportunidade de ver um show deles em um teatro, mas fiquei longe. Fui uma das primeiras a chegar, às 13h, para poder ver bem de pertinho", disse.
ÚLTIMO FIM DE SEMANA— As atrações do maior festival de verão gratuito do Brasil se encerram no próximo fim de semana, depois de cinco semanas seguidas de espetáculos que movimentaram o Litoral. Os Paralamas do Sucesso, que tocaram neste sábado em Matinhos, retornam para o palco na sexta-feira (6), desta vez em Pontal do Paraná, que também recebe a dupla Diego & Arnaldo no mesmo dia. Também na sexta, Matinhos recebe o show de Hugo & Guilherme.
No sábado (7), tem mais show duplo em Pontal, com João de Souza & Bonifácio e Trio Parada Dura. Em Matinhos, a expectativa é pela apresentação de Zezé di Camargo & Luciano, que sempre marcam presença no Verão Maior.
No domingo (8) pela manhã, o Padre Reginaldo Manzotti celebra missa e show em Matinhos. A programação termina com a segunda apresentação nesta temporada da dupla Israel & Rodolffo, que agora tocam em Matinhos.