Geral Desenvolviment...
Assistência Social: Governo do Estado inaugura novo CRAS em Mato Rico
A unidade vai melhorar o atendimento no município e garantir melhores condições de trabalho para os profissionais da assistência, com o objetivo d...
31/01/2026 11h45
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

O Governo do Estado inaugurou, neste sábado (31), uma nova unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no município de Mato Rico, na região Central do Paraná. Ela integra a política estadual de fortalecimento da rede de proteção social. O investimento nas obras foi de R$ 1,2 milhão.

As destinações são coordenadas pela Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef) com recursos do Fundo Estadual de Assistência Social (Feas).

O CRAS de Mato Rico vai melhorar o atendimento no município e garantir melhores condições de trabalho para os profissionais da assistência, com o objetivo de facilitar o acolhimento e orientação às famílias da região. A nova unidade vai atender diretamente o público em situação de vulnerabilidade, oferecendo serviços como acompanhamento socioassistencial, acesso a benefícios sociais e atividades de fortalecimento de vínculos comunitários.

O secretário estadual do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, destacou a importância dos equipamentos para a promoção da cidadania. “O CRAS é a porta de entrada da assistência social. É aqui que as famílias são acolhidas e orientadas para superarem dificuldades e reconstruírem suas vidas com dignidade”, afirmou o secretário, que participou da inauguração.

REFORÇO- O Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), ampliou em 2025 os repasses destinados à construção de novos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), totalizando R$ 176,4 milhões em investimentos que beneficiarão 144 municípios.

Com os recursos, serão construídas 123 unidades de CRAS e 28 de CREAS, ampliando a cobertura da rede de proteção social do Paraná.

Atualmente, o Estado conta com 590 CRAS e 209 CREAS, que oferecem serviços essenciais à população em situação de vulnerabilidade.

Os CRAS promovem a proteção social básica, com acompanhamento familiar, atividades socioeducativas e acesso a programas e benefícios, enquanto os CREAS atuam na proteção social especial, atendendo casos de violação de direitos com equipes multidisciplinares em articulação com conselhos tutelares, Ministério Público e órgãos do Judiciário.

“Com esses investimentos, o Estado amplia e moderniza a rede de proteção social, garantindo que famílias recebam suporte adequado e estruturado, independentemente da região onde vivem”, completou Carboni.

Os recursos, provenientes do Fundo Estadual de Assistência Social (FEAS) e regulamentados pela Deliberação nº 069/2025 do CEAS/PR, têm como objetivo fortalecer políticas públicas voltadas à população em situação de vulnerabilidade, garantindo mais acesso, cuidado e qualidade de atendimento em todo o Paraná.