Geral Infraestrutura...
Ponte do Rio da Várzea será interditada no período noturno a partir de segunda-feira
Estrutura fica na PR-427, entre a Lapa e Campo do Tenente, e passa por reforma emergencial. Bloqueios serão das 20h até as 06h30 da manhã seguinte...
30/01/2026 11h20
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) informa que a ponte sobre o Rio da Várzea na PR-427, entre a Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), e Campo do Tenente, no Sul, será interditada no período noturno por sete dias, de 2 a 9 de fevereiro. O bloqueio total do tráfego começa às 20h, com liberação no dia seguinte, às 6h30.

A medida é necessária para realizar serviços complementares nas cabeceiras, a pintura da estrutura metálica, entre outros, para encerrar a obra de reforma da ponte.

A opção pela interdição noturna é para reduzir o impacto aos usuários do trecho, sendo um período de menor volume de tráfego.

REFORMA– Estes serviços marcam a conclusão da obra emergencial de reforma da estrutura, que incluíram a substituição total do gradil metálico do tabuleiro por novas placas de concreto armado, reforços na treliça metálica e nos acessos de ambos lados da ponte, entre outros.

A estrutura foi interditada no ano passado, após serem verificados danos nos grampos de fixação das chapas metálicas do tabuleiro, além do rompimento de soldas de ligação entre estas chapas e o gradil abaixo delas. A treliça também estava com danos estruturais, com peças se soltando.

Foi necessária a interdição emergencial, visando evitar problemas estruturais graves que poderiam levar a interdições mais longas.

Técnicos do DER/PR observaram que os danos ocorreram, entre outros fatores, devido ao excesso de peso e de velocidade de veículos pesados, além de características estruturais da ponte e a sua própria idade.

PONTE– A ponte tem 152,95 metros de extensão e pista de 3,3 metros de largura. É uma estrutura centenária, construída originalmente como parte de uma antiga ferrovia e em operação desde o final do século XIX. Ela foi adaptada para o tráfego rodoviário por volta de 1960.