O Governo do Estado ultrapassou nesta segunda-feira (26), Dia Mundial da Educação Ambiental, a marca de 24 mil pessoas diretamente impactadas pelas ações organizadas pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) durante a programação do Verão Maior Paraná. As atividades começaram no dia 28 de dezembro no Litoral e nas prainhas de água doce do Noroeste.
De acordo com o boletim divulgado pelo Instituto Água e Terra (IAT), autarquia vinculada à Sedest, foram 24.390 atendimentos em quatro semanas de temporada – 15.796 pessoas no Litoral e 8.594 no interior. As atividades estão ocorrendo em nove municípios – Matinhos, Pontal do Paraná, Marilena, Altônia, Icaraíma, São Pedro do Paraná, Porto Rico, Santa Helena e São Miguel do Iguaçu. A programação vai até a primeira semana de fevereiro.
No Litoral as ações ocorrem nas arenas oficiais do órgão em Pontal do Paraná, no balneário de Shangri-lá, e em Matinhos, na praia de Caiobá, e inclui jogos, brincadeiras e atividades educativas seguindo cinco eixos temáticos de diferentes aspectos ambientais que mudam semanalmente. São realizadas também gincanas de palco, que buscam aguçar a curiosidade e despertar o senso de responsabilidade ambiental.
No Interior, acontece uma programação itinerante, incluindo atividades lúdicas, distribuição de brindes, divulgação de materiais educativos e orientações para a população sobre como fazer o descarte adequado de resíduos.
“Um índice bastante expressivo, que revela que a população está cada vez mais engajada nas causas ambientais, em cuidar do planeta. O Governo do Estado ajuda nessa educação ambiental para que tenhamos cada vez mais cidadãos conscientes”, destacou o diretor de Políticas Ambientais da Sedest, Rafael Andreguetto.
BALANÇO– A primeira semana, entre os dias 28 de dezembro e 4 de janeiro, teve como tema o eixo “Resíduos Sólidos: O lixo é responsabilidade de todos”. Por meio de jogos manuais e gincana, o IAT conscientizou a população sobre descarte adequado, não poluição de solo, corpos hídricos, mar e florestas, auxiliando no processo de sensibilização e educação ambiental.
Já na segunda semana, que ocorreu entre os dias 6 e 11 de janeiro, a temática foi “Água – Fonte da Vida”, com brincadeiras sobre o ciclo e o tratamento da água e a importância do saneamento básico. A semana três, de 13 a 18 de janeiro, trabalhou a questão da “Conservação da Biodiversidade e Bem-estar animal” e contou com jogos sobre espécies da fauna e flora.
Já na semana passada, a agenda foi com o tema “Projetos e Programas do IAT”. A programação teve painel interativo e cartilhas educativas que apresentaram a atuação do órgão e suas principais iniciativas, além de uma oficina de grafitagem.
Paralelamente, o IAT também entregou folders com temas relacionados à compostagem, separação de resíduos, lixo no mar, entre muitos outros. Desenvolvidos pelo Instituto e parceiros, o intuito do material é fazer do Verão Maior Paraná um festival que une lazer e conscientização.
A ação será concluída com uma agenda focada em “Cidadania Ambiental, Sustentabilidade, Mudanças Climáticas e Poluição”, entre esta terça-feira (27) e domingo (1º). Além dos jogos no estande, haverá o mutirão coletivo “Pacto pelo Planeta”, em que o público poderá escrever bilhetes contendo compromissos para com o meio ambiente em um painel interativo.
Quem quiser participar do mutirão ambiental pode se inscrever AQUI.
VERÃO –Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Estado . A edição 2025 conta com 39 shows nacionais gratuitos nos palcos de Matinhos e Pontal do Paraná, além de uma ampla programação esportiva e cultural nas praias do Litoral e nas prainhas do Noroeste.