A tradicional Travessia de Guaratuba foi realizada neste domingo (25) e encerrou a programação esportiva semanal com grande participação de atletas e público no litoral paranaense. Integrante do calendário esportivo do Verão Maior Paraná, a competição reuniu 563 atletas, com vagas esgotadas no mesmo dia da abertura das inscrições.
Promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte, em parceria com a Paraná Esporte e a Federação de Desportos Aquáticos do Paraná, a travessia contou com quatro distâncias: 5 km, 2,2 km, 800 metros e 400 metros, contemplando atletas de diferentes faixas etárias, níveis técnicos, além de categorias específicas para pessoas com deficiência (PCD) e bombeiros.
As provas ocorreram em pontos estratégicos da orla de Guaratuba, com largadas e chegadas concentradas na praia em frente ao Hotel VillaReal Guaratuba Caieiras e, no caso da prova de 2,2 km, largada a partir da região do Morro do Cristo. A estrutura montada garantiu segurança, organização e conforto aos participantes e ao público que acompanhou as disputas ao longo da manhã.
Nos resultados, destaque para Lucas Davesac Machado, que venceu as provas masculinas de 5 km (01:01:28) e 2,2 km (00:23:08). No feminino, os títulos ficaram com Morghana Mariott Oliveira nos 5 km (01:07:22) e Pietra Ruschel Carvalho nos 2,2 km (00:28:19). Nos 800 metros, venceram Maria Cecília Zampieri (00:17:41) no feminino e Gustavo de Santos (00:14:44) no masculino. Já nos 400 metros, os campeões foram Lara de Ezaki (00:06:31) e Ian Metzger Berger (00:05:21).
Para o presidente da Federação de Desportos Aquáticos do Paraná, Alexandre Inoue, a travessia reforça a relevância do evento. “Esse é um evento muito importante, não só para o Verão Maior Paraná. A Travessia de Guaratuba é tradicional, realizada há mais de seis décadas, e acontece com o apoio da Paraná Esporte, árbitros de outros estados e do Paraná. A equipe esteve muito bem preparada, com estrutura adequada e condições climáticas favoráveis, o que contribuiu para o sucesso do evento”, destacou.
Entre os participantes da prova de 5 km, a jovem atleta Isis de Miranda, de 14 anos, ressaltou a relação de longa data com a modalidade. “Eu nado desde os seis anos e a natação faz parte da minha vida. Comecei ainda criança, influenciada pela minha mãe, e com nove anos passei a nadar no mar. É algo que eu não sei explicar, eu simplesmente adoro nadar”, afirmou.
A competição também reuniu atletas experientes, como Carlos Trautwein, de 61 anos, participante da prova de 2,2 km. Praticante da modalidade desde 1989, ele destacou a importância da natação como atividade de baixo impacto. “Eu pratico natação há mais de 30 anos e é o esporte que mais me identifiquei. Já participei da Travessia de Guaratuba seis ou sete vezes. Gosto muito desse formato, ainda mais por ser uma prova tradicional, que sai de um ponto e chega em outro”, explicou.
Paranaense de origem, Carlos ressaltou ainda a organização do evento. “Sempre foi muito bem organizado, sempre bacana. Mesmo morando hoje em Joinville, faço questão de voltar para participar”, afirmou.
Os resultados completos estão disponíveis nesta plataforma , na aba Paraná.
Com mais uma edição concluída com sucesso, a Travessia de Guaratuba reafirma o compromisso do Governo do Estado em fortalecer o esporte, incentivar a prática de atividades físicas e promover o turismo esportivo no litoral paranaense, integrando ações do Verão Maior Paraná aos Jogos de Aventura e Natureza e ampliando o acesso da população a eventos esportivos de qualidade.