A noite desta sexta-feira (23) foi marcada por um coral do início ao fim junto de um dos grupos musicais de maior sucesso da música brasileira. A banda Raça Negra, veterana no Verão Maior Paraná, levou para as areias de Matinhos 118 mil pessoas, superando a marca de 2024, quando 110 mil acompanharam a apresentação no palco de Caiobá. Neste sábado (24) eles repetem a dose em Pontal do Paraná, ao lado de Roberta Miranda.
A música de abertura, “Me Leva Junto com Você”, deu a toada da noite. Ao cantar os primeiros versos, com “meu bem, eu te peço, não me deixe só, me leva junto com você”, o público entendeu o recado e seguiu até o final, pedindo bis. “Sozinho”, “Estou Mal” e “Volta”, grandes sucessos do grupo, tocaram na sequência. No setlist ainda teve “Jeito Felino”, “Maravilha”, “Cigana” e claro, a que não pode faltar, “Cheia de Manias”, que fechou a apresentação da banda.
Líder da banda, Luiz Carlos conta que a energia dos paranaenses é especial. “Estive aqui há dois anos e o Paraná sempre recebeu a gente muito bem. Fazemos muitos shows no Estado, então estar mais uma vez aqui é sensacional. É uma felicidade para mim, assim como é para as pessoas que estão aqui. Ficar perto e reencontrar um público que gostamos é muito legal, e claro, fazendo um show novo”, afirma. “Acho que é isso: levar felicidade para cada um e deixar tudo mais bonito com a música”.
O público chegou bem aquecido para o show. Antes da atração principal, a banda da Polícia Militar do Paraná (PMPR) abriu os trabalhos no palco de Matinhos. “O reconhecimento do público pelo nosso trabalho é algo que nos emociona. Nos preparamos para esse momento, com músicos muito talentosos, e o retorno do lado de lá tem sido espetacular”, disse o comandante da banda, capitão Jefferson Cardoso.
“É uma forma de aproximação da Polícia Militar com a comunidade, um instrumento que a polícia tem para estar mais próxima da população. Além disso, trouxemos novidades. Uma delas é o nosso Tim Maia, fazendo um show especial, e também a cabo Tatiana, que é a nossa policial feminina e que veio trazer ainda mais valor e graça ao nosso grupo”, acrescenta.
DESDE ÀS 4 DA TARDE– Teve fã de carteirinha e com faixa na cabeça que chegou cedo para garantir o melhor lugar. Carla Oliveira, de 42 anos, foi uma delas. Ela veio de Curitiba para acompanhar o show de seus pagodeiros preferidos. “A minha adolescência inteira eu passei ouvindo Raça Negra. Estou doida para ver ele no palco. Eu sou gaúcha, mas moro em Curitiba há mais de 30 anos, e sim, eu vim especialmente para os shows. É muito especial para mim estar aqui hoje”, contou, minutos antes de realizar o sonho de tirar uma foto com Luiz Carlos.
“As músicas embalaram a minha adolescência, são inesquecíveis, marcaram uma época. Já estive em outros shows, tenho DVDs, e por mim teria show todo fim de semana, eu adoro”, continua. “Com certeza o Verão Maior Paraná é muito importante, pois é algo público, para todas as idades. Crianças, adultos, para quem pode pagar e para quem não pode. É muito divertido”.
A paixão pelo Raça Negra vem de berço. Irmã de Carla, Náthali Alves de Souza, 33 anos, não escondia a felicidade de poder assistir a um show do grupo pela primeira vez. As músicas da banda, inclusive, fizeram parte do clipe de seu casamento, há 14 anos. “Escuto eles desde criança, porque é uma coisa de família. Gosto das músicas ‘Tarde Demais’ e ‘Cigana’, estou sempre escutando na minha playlist. É a primeira vez que consigo ir a um show deles. Dessa vez não podia perder”, comentou.
“Viemos para assistir aos shows. Chegamos hoje de manhã e logo falei para minha irmã: ‘vamos correr para lá, chegar cedo’, porque a gente não podia perder. Queríamos ficar lá na frente para ver bem de perto, e conseguimos”, complementa. “Achei que o espaço dos shows ficou perfeito. No ano passado eu vim e já estava muito bom, mas este ano está maravilhoso”.
Mas nem só de turistas o público do Raça Negra era composto. Dona Berta Xavier de Melo, 72 anos, mora em Matinhos e tem sido frequentadora assídua das atrações do Verão Maior Paraná. Ali ela assistiu aos shows de Alok, Zé Neto & Cristiano, Jiraya Uai, Belo, Jeito Moleque e Gipsy Kings. Voltou para dançar um pagode na multidão de mais de 100 mil pessoas.
“Eu gosto de vir. Tenho três filhas e elas ficam com medo, mas eu sempre aviso onde estou. Na hora de ir embora, o segurança me leva até a saída. Aí elas ficam mais tranquilas”, destacou, sobre a preocupação das filhas com a mãe. “Tem que curtir com sabedoria. Eu não vim para aprontar, vim para me divertir. Não tenho o que reclamar, está tudo ótimo”.
TRÊS DIAS DE SHOWS– A programação de shows gratuitos do Verão Maior Paraná continua durante esse final de semana com mais duas atrações na agenda de Matinhos. Neste sábado (24), tem show inédito com Fábio Jr., que chega às areias de Caiobá para embalar o público com sucessos de mais de 50 anos de carreira. O show começa às 22 horas.
Já o domingo (25) será dominado pelo sertanejo. O “embaixador” Gusttavo Lima, uma das atrações surpresas do Verão Maior Paraná, promete levar milhares de pessoas para um show no fim de tarde. Com uma das agendas mais disputadas do Brasil, fruto de uma sucessão de músicas entre as mais tocadas no Top 50 brasileiro, ele deve levar ao público músicas como “Desejo Imortal”, “Bloqueado”, “A Gente Fez Amor” e “Inventor dos Amores”, a partir das 17 horas.
Em Pontal do Paraná, que recebeu nesta sexta-feira (23) Israel & Rodolffo e Bruno & Denner tocando para 32 mil pessoas, no sábado (24) o grupo Raça Negra troca de palco para animar o público no Centro de Eventos Marissol. Mas não é só isso. Roberta Miranda, rainha do sertanejo e segunda atração surpresa do Verão Maior Paraná, divide a noite. Os shows estão previstos para iniciar às 20 horas.
A agenda vai reunir ainda outros grandes nomes da música nacional e internacional, como Ana Castela, Inner Circle, Paralamas do Sucesso, Zezé di Camargo & Luciano, Fernandinho, Gian & Giovani, entre outros. Ao todo, serão cinco finais de semana de shows gratuitos, até 8 de fevereiro, com 39 atrações nas areias de Caiobá, em Matinhos, e no Centro de Eventos Marissol, em Pontal do Paraná.
Além dos shows nacionais, músicos e bandas paranaenses também marcam presença nas areias do Litoral e nos balneários da Costa Noroeste, em Porto Rico e Porto São José. Ao todo, serão 52 shows nos Palcos Sunset do Verão Maior até o final da temporada.