O trabalho da Secretaria de Estado do Turismo do Paraná (Setu) reforça o acolhimento e a orientação, qualificando a experiência dos visitantes durante o Verão Maior Paraná. Ao longo da temporada, o Estado mantém quatro pontos fixos de atendimento ao visitante no Litoral, além de uma equipe itinerante que percorre diferentes balneários, ampliando o acesso às informações e aos serviços ofertados.
Os pontos fixos estão localizados em Caiobá, no município de Matinhos; no Balneário Shangri-lá e no terminal de embarque para a Ilha do Mel, ambos em Pontal do Paraná; e no Balneário Brejatuba, em Guaratuba. Além disso, a Van da Setu percorre diferentes localidades do Litoral, ampliando o alcance do atendimento aos turistas.
Desde o início do Verão Maior, em 15 de dezembro, foram feitos 5.340 atendimentos na carreta Caiobá, um espaço onde funcionários da Setu, acadêmicos selecionados para atuar no Verão Maior e e coordenadores para receber e atender aos turistas. No espaço, a Setu oferece orientação turística, informações sobre atrativos do Litoral e de outros territórios do Paraná, além de apoio com localização geográfica e deslocamento entre pontos turísticos.
As estruturas também funcionam como local de acolhimento, permitindo que o visitante descanse e organize o roteiro durante a permanência no Estado. A Setu também disponibiliza o empréstimo de guarda-sóis, serviço bastante utilizado pelos turistas e elogiado pela praticidade e conforto oferecidos.
De acordo com o secretário estadual do Turismo, Leonaldo Paranhos, o trabalho desenvolvido no Litoral vai além da orientação básica e reflete o cuidado do Paraná com a experiência do visitante. “O turismo começa no acolhimento. Quando o visitante encontra informação clara, estrutura adequada e um atendimento humano, ele se sente seguro e bem recebido. É isso que estamos oferecendo no Litoral, com equipes preparadas e presença constante do Estado”, afirmou o secretário.
MAIS ESPECIAL- O turista argentino Santiago Nieva Heredia, de Tigre, na província de Buenos Aires, elogiou a estrutura e a diversidade das ações. “É um lugar muito bonito, limpo e seguro, com atividades para todas as idades. Isso valoriza o turismo e torna a experiência ainda mais especial”, afirmou.
“A cada ano, a estrutura melhora muito. As atividades são bem diversificadas, bem pensadas para a família, e isso nos traz tranquilidade”, afirma a turista Luciane Loth Fernandes, de Mallet, Centro-Sul do Paraná, que esteve no local acompanhada das filhas. “Uma vez minha filha se afastou e logo uma pessoa uniformizada veio avisar. Isso deixa a gente muito mais confiante, principalmente pela segurança, contou ela. "É tudo junto: a estrutura, as atividades, o atendimento às pessoas. Todos muito simpáticos, atendem bem mesmo. Torna a experiência realmente especial”,
completou.
Além do atendimento ao público, a equipe coordenada pela Setu também aplica o questionário da Pesquisa Verão Maior Paraná 2026, que tem como objetivo levantar informações sobre o perfil dos visitantes, hábitos de consumo e avaliação dos serviços, subsidiando ações futuras do Governo do Estado, auxiliando na qualificação contínua das ações voltadas ao turismo.
PROGRAMAÇÃO CONTÍNUA- O Verão Maior Paraná segue até as primeiras semanas de fevereiro, com programação contínua de shows, atividades esportivas e recreativas e serviços de apoio ao turista. Os pontos de atendimento da Setu funcionam diariamente. Para conhecer a programação completa, horários de funcionamento dos pontos de atendimento e dicas de deslocamento, acesse o site da Secretaria do Turismo do Paraná ou procure um dos postos de atendimento no Litoral.