Para que a população possa acompanhar pessoalmente os índices de raios ultravioleta, temperaturas, velocidade do vento e rajadas, e ainda monitorar a aproximação das chuvas no Litoral, o Simepar instalou cinco painéis fixos em Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba, e mantém um painel móvel trafegando nas áreas de maior movimento do litoral paranaense.
Os painéis têm atualizações em tempo real e, além da previsão do tempo de forma dinâmica e objetiva, também trazem telas com informações da Sanepar e do Verão Maior Paraná, incluindo a programação de shows.
“Estamos no segundo ano da aplicação desses painéis, presentes na alta temporada, trazendo informações do Simepar. Existe uma indicação onde a pessoa está, e conforme o avanço das chuvas que podem ser detectadas pelo radar meteorológico, é possível ver se está em aproximação ou não essa área de chuva”, explica Sheila Paz, gerente de Meteorologia do Simepar.
As telas dos painéis também trazem informações da climatologia dos dados de cada local, como recordes de dia mais quente ou o dia em que mais choveu, assim como a previsão do tempo para os próximos dias em cada região.
“Foi uma forma que o Simepar encontrou de levar informações específicas daquele local aos veranistas que estão passeando, aproveitando o verão no nosso Litoral. Tem informações específicas da nossa rede meteorológica que podem agregar conhecimento. É uma informação passada de forma bem intuitiva e bem rápida”, ressalta Sheila.
As informações sobre o tempo mais próximas e atualizadas agradaram os veranistas e também as pessoas que trabalham na orla. É o caso da artesã Cristiane Gouveia, que trabalha no Pico da Arte, na Avenida Atlântica, em Matinhos, há dez anos.
“O Simepar disponibilizou para nós as informações sobre o tempo e nossos horários nos painéis. Tem uma definição bem legal, com as previsões bem precisas de quantidade, volume de chuva, previsão de tempestade, temperatura. É bem completa a previsão. Os painéis estão bem atualizados, bem informativos, e é bem importante para a população, e para o turista. Espero que permaneçam os painéis aí”, afirma.
MONITORAMENTO – Com a ajuda de um sistema desenvolvido pelo Simepar, uma equipe de dez profissionais da Defesa Civil Estadual acompanha em detalhes as condições do tempo em toda a faixa Leste do Paraná. Esse monitoramento é realizado pelo no posto de comando avançado da Defesa Civil Estadual em funcionamento desde o início do Verão Maior, localizado em Praia do Leste, no município de Pontal do Paraná.
O sistema do Simepar permite, ainda, o acompanhamento das arenas de shows do Verão Maior, que já receberam mais de 1 milhão de fãs. Os meteorologistas do Simepar, em Curitiba, também prestam apoio 24 horas no monitoramento.
Em caso de necessidade, as informações são disponibilizadas para a população por meio dos alertas enviados por SMS ou WhatsApp. O cadastro é gratuito. Basta a pessoa enviar o seu CEP por SMS para o número 40199 para se habilitar a receber os alertas. Para que sejam enviados por WhatsApp. é necessário cadastrar o número 61 2034-2611 e interagir com esse contato, podendo se cadastrar a partir do CEP, do município ou da localização.
Para situações mais extremas, são enviados alertas por meio da tecnologia cell broadcast , sem necessidade de cadastro prévio.
Os alertas são compartilhados com outras instituições do Verão Maior, para garantir que as pessoas sejam preparadas com antecedência, como é o caso quando tempestades de raios se aproximam da região. Nestes casos a informação também é repassada para que as equipes do Corpo de Bombeiros Militar que atuam nas praias possam alterar a condição de segurança das praias e informar a população.
SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas atmosféricas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.
Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br . A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.