Geral UEPG
Medicina-UEPG conquista nota 5 no Enamed 2025
Nota máxima. Essa foi a avaliação do curso de Medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) no Exame Nacional de Avaliação da Formação M...
20/01/2026 09h21
Por: Redação Fonte: UEPG

Nota máxima. Essa foi a avaliação do curso de Medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025. Realizado pelos Ministérios da Educação (MEC) e da Saúde (MS), O Enamed é a modalidade similar ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enade) para os cursos de medicina e permite o aproveitamento de seus resultados nos processos seletivos de programas de residência médica. Os dados foram divulgados na última segunda-feira (19).

“Para a UEPG, ter o nosso curso de Medicina entre os 30 melhores do Brasil, é uma grande honra. Embora um curso novo, ele atingiu um nível nacional de excelência, graças ao trabalho dos professores, à dedicação dos alunos e à estrutura que a instituição vem dando, tanto para as atividades didáticas quanto para as práticas em nossos dois hospitais universitários, que são também de altíssima qualidade. Parabéns, Medicina da UEPG”, destaca o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto.

Ao todo, foram avaliados 351 cursos de medicina em todo o país, de universidades públicas e privadas. A UEPG e outros 48 cursos conquistaram a nota 5, entre eles os da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) e da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Dos 40 alunos que realizam a prova, 37 atingiram a nota igual ou acima da proficiência, o que corresponde a 92,5%.

“Ficamos muito contentes e agradecemos a dedicação de todos e todas: professores, agentes universitários, estudantes de medicina que colocaram o nome da nossa universidade em destaque”, afirma o vice-reitor, professor Ivo Mottin Demiate. Ele destaca ainda o perfil dos estudantes bem diverso do ponto de vista da inclusão. “Temos vários alunos de escola pública, cotas sociais. Isso demonstra o ensino sério e o comprometimento de todos os entes e uma formação de excelentes profissionais na área de medicina”, finaliza.

A diretora-geral dos Hospitais Universitários da UEPG, professora Fabiana Postiglioni Mansani, destaque os hospitais são o maior cenário de prática para os alunos. “O HU-UEPG como referência regional para os Campos Gerais e 28 municípios gera um fortalecimento e um aumento da qualidade dos atendimentos e dos profissionais e isso gera um grande aporte de conhecimento e de formação para os nossos acadêmicos de medicina”, destaca. Segundo ela, desde o primeiro ano os alunos participam de atividades nos HUs com práticas semanais e quase todo o internato é realizado nos hospitais da UEPG.

Texto: Tierri Angeluci