Segurança Segurança Pública
Instalação iniciada: Londrina terá 150 câmeras do programa de monitoramento Olho Vivo
A fase 1 do programa prevê a implantação de até 1,5 mil equipamentos em todas as regiões do Estado no primeiro trimestre deste ano. Cerca de 430 c...
16/01/2026 19h02
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

Após a instalação de câmeras inteligentes no litoral paranaense, Londrina, na região Norte, começa a receber 150 dispositivos de monitoramento com Inteligência Artificial como parte do programa Olho Vivo, iniciativa do Governo do Estado realizada pela Secretaria da Segurança Pública do Paraná com câmeras viabilizadas por meio da Secretaria das Cidades.

Londrina já tem 34 câmeras instaladas como parte da fase 1 do programa, que prevê a implantação de até 1,5 mil equipamentos em todas as regiões do Estado no primeiro trimestre deste ano. Cerca de 430 câmeras provenientes desta etapa do programa já estão em pleno funcionamento em todo o Paraná.

Desenvolvida para ampliar a efetividade das forças de segurança pública, uma plataforma integra câmeras inteligentes a softwares de reconhecimento de padrões, leitura automática de placas e sistemas de cruzamento de dados provenientes de diversas fontes, fortalecendo as estratégias de prevenção, investigação e combate ao crime.

Somadas às 5 mil câmeras em funcionamento anteriormente ao programa e às 20 mil que serão viabilizadas pela fase 2, o Paraná terá 26,5 mil câmeras no total, operando de forma integrada com a Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Guardas Municipais, aumentando a efetividade das ações das forças de segurança.

O secretário estadual das Cidades, Guto Silva, pasta que recentemente disponibilizou R$ 400 milhões a fundo perdido para a fase 2 do programa para que os municípios possam aderir ao Olho Vivo e adquirir os equipamentos, falou sobre este avanço importante na segurança pública.

“No Litoral, estamos vendo um sucesso dessa ferramenta, com apreensões e desmantelamentos de quadrilhas em que a inteligência artificial foi usada como aliada. A instalação dessas mais de 100 câmeras em Londrina permite, além do reconhecimento facial, da leitura de placas, antecipar crimes, porque identificam padrões fora do comum e acionam as forças policiais para poderem agir com celeridade”, disse Guto Silva.

O secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, destacou o foco operacional e a integração do sistema. “O Olho Vivo leva a segurança pública para um novo patamar ao integrar câmeras inteligentes, leitura de placas e cruzamento de dados em tempo real. Com isso, a gente antecipa a resposta, direciona equipes com mais precisão e amplia a prevenção e a capacidade de investigação, protegendo melhor quem vive e circula em Londrina”, afirmou.

A Londrina Iluminação é responsável por acompanhar a instalação da infraestrutura a partir da parceria entre município e Estado dentro do projeto municipal de Cidades Inteligentes e da fase 1 do Olho Vivo.

RESULTADOS– No mês passado, o Governo do Estado avançou na implantação do Programa Olho Vivo no Litoral do Paraná com a instalação de 116 câmeras inteligentes de videomonitoramento em cinco municípios. A iniciativa integra o reforço da segurança pública durante o Verão Maior Paraná, período de alta temporada em que há um aumento expressivo no fluxo de moradores, turistas e visitantes.

As câmeras foram instaladas em Guaratuba, Morretes, Paranaguá, Pontal do Paraná e Matinhos. Alguns números e casos ilustram o alcance do programa. No região, ocorreu a prisão de uma quadrilha especializada em roubo de pick ups, o desmantelamento de um ponto de venda de drogas em Pontal do Paraná e a prisão de um casal de estelionatários que agia na Região, entre diversos outros casos.

Em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba, onde foi realizada a fase de teste, com a implantação de 60 câmeras, foram resolvidos 49 casos com a ajuda do Olho Vivo no período de 18 de agosto do ano passado a 5 de janeiro deste ano.